Firmado acordo para licença ambiental em assentamentos

Firmado acordo para licença ambiental em assentamentos

Firmado acordo para licença ambiental em assentamentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Ministério Público do Estado de Rondônia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – Superintendência de Rondônia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) firmaram na manhã desta quarta-feira (05.05.2006) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que trata do licenciamento ambiental dos projetos de assentamento (PA’s) para a reforma agrária no estado de Rondônia. O MP, no ato, foi representado pelo Prucurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, e pela Promotora de Justiça Aidee Maria Moser Torquato Luiz. *No Sistema Informatizado de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), consta o cadastramento de 88 projetos no Estado de Rondônia e todos são passíveis de licenciamento ambiental, já que os assentados são beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e a celebração do TAC propiciará maior agilidade e redução nos custos do processual. *Conforme lembraram os representantes dos órgãos que assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta, a exigência do licenciamento ambiental dos assentamentos veio com a edição da Resolução Conama nº. 289, de 2001. Desde então, o Incra elaborava dois projetos para os assentamentos – o Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos (PDSA) e o Projeto Ambiental. A partir da celebração do TAC, apenas o PDSA será necessário para o licenciamento, uma vez que ele atende a todas as exigências da Resolução. *Estão em fase de conclusão estudos ambientais para a obtenção de licenças para os PA’s Nilson Campos (no município de Porto Velho), Esmosina Pinho (Nova Mamoré), Jatobá, São Paulo e Rabo do Tamanduá (Buritis), São Sebastião e Entre Rios (Alto Paraíso) e Santa Cruz (Buritis, Ariquemes e Alto Paraíso). *Com o licenciamento, busca-se evitar que projetos de assentamento da reforma agrária, cuja implantação exija incremento de corte raso, sejam criados em áreas com florestas e demais formas de vegetação protegidas por regras jurídicas. *A Sedam é a responsável pela expedição das licenças em duas modalidades: Licença Prévia-LP – licença concedida na fase preliminar do planejamento dos projetos de assentamento de reforma agrária aprovando sua localização e concepção, sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos a serem atendidos na próxima fase do licenciamento; e Licença de Instalação e Operação-LIO – licença que autoriza a implantação dos projetos de assentamento de reforma agrária de acordo com as especificações constantes do Projeto Básico, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condições.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS