Prefeito viaja à Brasília em busca de apoio à malha viária

Prefeito viaja à Brasília em busca de apoio à malha viária

Prefeito viaja à Brasília em busca de apoio à malha viária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Prefeito Roberto Sobrinho viaja hoje para Brasília, onde tem audiência marcada com o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento. Pela manhã, ele esteve reunido com representantes do setor de transporte de cargas do município, ocasião em que apresentou as propostas que irá levar para resolver o problema das péssimas condições da malha viária no perímetro urbano da Capital.

*O alto fluxo de cargas pesadas dentro da cidade tem inviabilizado a manutenção da malha viária, provocado constantes atropelamentos e muitos protestos da população. O problema que já se tornou crônico tende a se agravar.

*No ano de 2004, trafegaram cerca de três milhões de toneladas pelo núcleo urbano de Porto Velho. Todos os dias foram cerca de 270 carretas em direção à Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia ? SOPH e em média mais 250, das quais 150 tanques de combustíveis, rumo ao porto Informal no bairro Nacional.

*A estimativa é de que este ano haverá umaumento de em média 30% nesse fluxo, elevando para quatro milhões, o número de carretas que serão transportadas pelo centro da cidade. A prefeitura tem executado ações emergenciais, como a operação Tapa Buracos, para amenizar o sofrimento de quem trafega ou vive às margens dessas vias, mas o esforço tem sido em vão. No período chuvoso fica pior ainda, pois o volume de água é tão grande que compromete os serviços da Secretaria Municipal de Obras ? Semob.

*O asfalto existente não foi projetado para suportar tanto peso de cargas e o trânsito também se torna desordenado, oferecendo alto risco de acidentes e atropelamentos. Para discutir o problema e encontrar solução definitiva, a Prefeitura tem mantido reuniões com a Câmara Setorial de Transportes de Cargas, organismo que reúne representantes da iniciativa pública e privada.

*Parceria para melhorar o tráfego e as estradas

*Neste momento, as cerca de 20 empresas do ramo estão formalizando uma parceria com o Poder Executivo para dividir os custos da recuperação dos trechos mais críticos, como a estrada do Belmont.

*No entanto, há consenso de que para solucionar de uma vez por todas o problema é necessário transferir o tráfego dessas carretas da área urbana. Quatro propostas para viabilizar isso serão entregues pessoalmente pelo prefeito ao ministro, ressaltando a necessidade da ajuda do Governo Federal. ?Um problema de tamanha grandeza exige ação de grande porte e que, portanto, o município e iniciativa privada, por mais boa vontade que tenham, não podem resolver sem a interferência do Ministério dos Transportes?, destacou o Prefeito.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS