*Apesar de sua potencialidade essencialmente agrícola, somente agora, no dia 30 de março, Primavera de Rondônia, um município com 4.311 habitantes e menos de 10 anos de emancipação político-administrativa, realizou sua primeira feira do produtor rural. Incentivados pela Emater-RO, através do escritório local, em parceria com a Prefeitura Municipal, os produtores rurais, que antes se deslocavam até o município de Pimenta Bueno para vender os seus produtos, comercializaram toda a sua produção ali mesmo, em Primavera de Rondônia.
*O movimento na primeira feira do Produtor rural de Primavera foi intenso e tudo o que os produtores trouxeram para vender foi vendido, diz Silvia Costa, gerente da Emater local. A ação partiu de um trabalho em parceria com a Prefeitura onde a Emater entrou com a assistência técnica, orientando sobre os procedimentos de higienização e segurança alimentar e cadastrando os produtores, enquanto que a Prefeitura se propôs a doar as barracas e distribuir gratuitamente os blocos de nota aos produtores cadastrados. Dessa forma a Prefeitura estará viabilizando o aumento da arrecadação e os produtores contarão com mais um espaço para vender seus produtos. Por enquanto somente 10 barracas foram cadastradas e estão aptas para participar da feira, mas acreditamos que esse número deve aumentar, diz Silvia.
*Na feira foram comercializados frango caipira, ovos, banana coco, queijo, salgados, batata-doce, pamonha, farinha de mandioca, artesanato, confecções e verduras em geral, mas já se pensa na possibilidade de comercialização de carne de porco e peixe.