*O Governo do Estado de Rondônia inaugura nesta terça, dia 28, em Porto Velho, mais uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp). A criação da Unisp faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública no qual se baseou o Plano Estadual de Segurança Pública.
*“Integração é a palavra-chave para entender o que significa uma Unisp”, explicou o secretário Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena. De acordo com o secretário, a principal finalidade das Unisp é integrar a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar para manter uma relação de proximidade com a comunidade a fim de combater a criminalidade.
*A Unisp já é realidade em outros Estados brasileiros, como, por exemplo, em Mato Grosso do Sul e Pernambuco, obtendo significativos resultados no combate ao crime.
*O secretário de segurança garantiu que a Unisp vai transmitir credibilidade e segurança à população porque trabalha diretamente com a comunidade. “Vamos aproximar o atendimento da população, uma vez que os nossos policiais, em sua maioria, são moradores dos bairros que a unidade atende”, destacou Sena.
*Além dos servidores da Unisp conhecerem a realidade local por fazerem parte dela, a relação com os líderes comunitários também serão estreitas, o que contribui para identificação dos focos de criminalidade e, desta forma, serão criadas as estratégias para diminuir a incidência dos delitos.
*“Os presidentes das Associações de Bairros terão total liberdade para procurar o delegado da Unisp. O que pretendemos é regionalizar o atendimento”, declarou o secretário. Segundo Sena, a unidade conta com policiamento comunitário feito por policias de bicicletas, à pé, de motocicletas e ainda o rádio-patrulhamento.
*Em Rondônia já foram inauguradas as Unisp nos municípios de Extrema, Vilhena e São Francisco. Em breve, Cabixi, Urupá, Buritis e Ministro Andreazza também receberão as Unisp. Porto Velho ainda vai inaugurar mais sete unidades integradas de segurança pública.
*A unidade da Capital fica localizada na Avenida Amazonas esquina com Avenida Guaporé e atende os bairros: Lagoa, Três Marias, Lagoinha, Tiradentes, Agenor de Carvalho, Cuniã, Igarapé e Aponiã.
*Estrutura da Unisp em Porto Velho
*O Governo de Rondônia investiu na Unisp da Capital cerca de R$ 1,2 milhões, incluindo obras civis e novos equipamentos. O local onde funcionava o 5º DPA foi totalmente reformado e recebeu todo o mobiliário necessário, mais três motocicletas, 18 bicicletas e sete veículos (cinco Gol e duas Parati).
*A Unisp vai contar com o apoio funcional de uma delegacia de Polícia Civil, de uma Companhia de Polícia Militar e também de um Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiro Militar.
*No local existe um auditório onde serão realizadas palestras educativas para reciclagem e instrução dos policiais e para conscientização da comunidade.