*Nove ambulâncias, sendo duas unidades odontológicas e sete uti`s foram localizadas hoje, na cidade de Cacoal, guardadas no depósito de uma loja. De acordo com apuração do Ministério Público Estadual, as ambulâncias estão em Cacoal desde novembro do ano passado e saíram da garagem da concessionária, direto para o galpão.
*As ambulâncias foram compradas através de convênio do Ministério da Saúde com a Associação Ocip Canaã no valor aproximado de R$ 1,5 milhão. Para o promotor Geraldo Ramos, “não se pode permitir que um instrumento tão útil para a sociedade fique guardado num galpão”.
*De acordo com o promotor, o presidente da Associação alegou que as ambulâncias não estariam atendendo a população, por causa de processos burocráticos na Ciretran de Cacoal, porém o diretor da Ciretran local, negou ao promotor que estivesse dificultando algo, até porque não tinham conhecimento dos veículos.
*“Nós nem tínhamos conhecimento que essas ambulâncias já estavam na cidade. Fomos procurados pelo MP para dar informações sobre o que estava acontecendo. Informamos que os documentos deram entrada hoje, quando já emplacamos e já está autorizado o tráfego”, alegou Elenilton Eler, chefe da Ciretran de Cacoal.
*Isaias Evangelista, presidente da Acip Canaã, procurado pela equipe de jornalismo da TV de Rondônia de Cacoal, afirmou que a questão burocrática que havia declarado ao MP, na verdade tratava-se de laudos, protocolos e impostos. Evangelista negou que tenha jogado a culpa ao Ciretran.
*Para que as ambulâncias comecem a circular o Ministério da Saúde terá que fazer as vistorias.