*Na manhã dessa sexta-feira (17) foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia a palestra “A Comunicação Social como Ferramenta de Controle Externo e Formação da Cidadania”, ministrada pelo coordenador de comunicação social , imprensa e editoração do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Álvaro Guilherme Miranda.
*O evento foi direcionado para jornalistas e contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, José Euler de Melo e do vice-presidente, Edílson de Souza Silva.
*Durante sua palestra o jornalista Álvaro Miranda apresentou uma breve teoria com embasamento filosófico sobre o “Príncipe Eletrônico” e o “Poder Simbólico”, onde citou o sociólogo francês Pierre Bourdieu: “A censura mais radical é a ausência”.
*Em meio a seus comentários ele exemplificou com recortes de jornais a conduta jornalística perante um fato e o seu direcionamento editorial, onde citou uma matéria publicada no Jornal carioca “O Dia’, na qual o jornalista foi tendencioso, deixando de dar a visão factual, principalmente no tom “jocoso” e cheio de adjetivos maledicentes.
*Em relação ao Tribunal de Contas Álvaro comentou sobre alguns erros cometidos na imprensa sobre a real função do órgão em relação à administração pública, esclarecendo que o TC não é subordinado à Assembléia Legislativa do Estado; age de forma administrativa e não “policial” e trabalha em auxílio a diversos poderes, lembrando também que o Tribunal de Contas não condena ninguém, apenas realiza citações.
*Por fim ele disse que todo setor público tem seu componente político e que o Tribunal tem uma variedade de pautas para a imprensa (que envolve: cidadania, política, administração e cultura), inclusive com propostas de parceria com a mídia para a realização de seminários e eventos.
*Após a palestra foi servido um austero café da manhã para jornalistas e convidados.