Projeto que trata da "lei seca" avança na Câmara de Porto Velho

Projeto que trata da "lei seca" avança na Câmara de Porto Velho

Projeto que trata da

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O projeto do vereador Ted Wilson (PFL), que regulamenta a Lei Seca em Porto Velho, proibindo a venda de bebidas alcoólicas a partir das 22 horas, foi lido na sessão plenária da Câmara ontem pela Mesa Diretora. O projeto já foi distribuído para as comissões temáticas do Legislativo municipal para apreciação e posterior submissão a votação da mesa. *Em seu discurso, o vereador Ted, vice-presidente da Câmara, disse que a intenção do Projeto não é proibir ninguém de beber, mas regulamentar o horário de funcionamento de estabelecimentos que comercializam bebida alcoólica. Segundo ele, a bebida é ponto de partida para as drogas e fator preponderante para a onda de violência que assola a periferia da cidade. *“Se os meios de comunicação realizar uma enquete nos bairros verá que a maioria da população é a favor de uma lei como essa. Nesses redutos a violência impera e não há qualquer tipo de controle na venda de bebida para menores ou adultos. O projeto não vai acabar com a violência, mas será uma ferramenta de controle da violência nos bairros onde é grande a criminalidade”, discursou. *Pelo projeto, que tramita nas comissões sob o número 2.258/06, ficam proibidos a distribuição, fornecimento e comércio (no atacado ou no varejo) de bebidas alcoólicas em áreas de maior incidência de violência na cidade de Porto Velho. O projeto prevê também que caberá a prefeitura instituir o Conselho Municipal de Segurança Comunitária e editar decreto definindo a abrangência da proibição e em quais dias da semana ela será colocada em vigor. *Como nenhuma proibição pode vir desacompanhada de alguma sanção, o projeto estabelece no artigo segundo penalidades a que estarão sujeito quem descumpri-la. Começa com aplicação de multa de R$ 5 mil, passa pela interdição do estabelecimento por 60 dias e prevê até o fechamento definitivo e a cassação do alvará de funcionamento. A lei proíbe também a propaganda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos localizados na área de abrangência do decreto municipal. *Ao justificar a necessidade de aprovação do projeto, Ted Wilson cita Norberto Bobbio e as estatísticas policiais em que relaciona de forma direta o consumo excessivo de bebidas a incidência de atos de violência. Ted anexou ao projeto estatísticas da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania mostrando que é maior a incidência de crimes nas regiões onde se verifica a concentração de bares e casas de diversão que comercializam bebidas sem nenhum controle.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS