Hospital de Base realiza cirurgias de coluna vertebral em programa de alta complexidade
*Através de um programa específico para cirurgia complexa, o governo do Estado já realizou 60 cirurgias de coluna vertebral. O objetivo do programa, implantado no final do ano passado, é atender a demanda estadual de pacientes com necessidade de cirurgia da coluna. O programa, de alta complexidade, é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) em Porto Velho.
*As cirurgias abrangem casos patológicos, fraturas e traumas na coluna. O atendimento oferece também tratamento e acompanhamento ambulatorial. Todo processo de atendimento, desde a primeira consulta até a alta médica, é feito no HB. Uma equipe, formada por três médicos especialistas, um fisioterapeuta e um psicólogo é responsável pelos procedimentos médicos.
*Profissionais altamente capacitados - As cirurgias são coordenadas pelos médicos ortopedistas Carlos Trench, especialista em operações na coluna pela Unicamp e Valmor Patrício membro efetivo da sociedade brasileira de coluna e especializado no hospital Vall”Hebron em Barcelona na Espanha. “A participação de profissionais altamente capacitados é fundamental para o sucesso do programa” disse Amado Rahhal diretor do HB.
*Até a implantação do projeto o Estado atendia os pacientes através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Com a realização das cirurgias em Rondônia o governo possibilita aos usuários maior facilidade para solução dos problemas de coluna. “É nossa obrigação possibilitar ao usuário do sistema estadual de saúde condições dignas de tratamento e estamos atingindo essa meta com responsabilidade” declarou o secretário da Sesau.