Embrapa/RO destaca potencial de vacina contra carrapatos em bovinos

Embrapa/RO destaca potencial de vacina contra carrapatos em bovinos

Embrapa/RO destaca potencial de vacina contra carrapatos em bovinos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Foto/legenda:

*Pesquisador João Paulo, da Embrapa Rondônia, e Renato Andreotti, da Embrapa Gado de Corte

*O desenvolvimento de uma vacina contra carrapatos em bovinos cuja atividade está relacionada ao processo de coagulação a partir de uma proteína denominada BMTI vem sendo estudada pelo pesquisador Renato Andreotti, médico veterinário da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS). O tema foi abordado na última quinta-feira, 03, em palestra realizada na Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO) como atividade da parceria entre as duas Unidades da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG). As três Unidades desenvolvem em conjunto o projeto "Desenvolvimento tecnológico de sistemas orgânicos de produção agropecuária sustentáveis", de autoria do pesquisador Ricardo Trippia dos Guimarães Peixoto, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ).

*A vacina é uma das alternativas mais promissoras para o controle do ectoparasita, um dos principais gargalos do projeto na visão do pesquisador João Paulo Guimarães Soares, da Embrapa Rondônia. "O antígeno é uma alternativa para a produção de leite e de carne com qualidade em âmbito nacional. Uma das dificuldades já comprovadas em sistemas orgânicos de produção é o controle de carrapatos", explica Soares. O antígeno BMTI inibe a fixação da larva do carrapato em bovinos e comprovou uma eficiência de até 72,8% em ensaios preliminares desenvolvidos pelo pesquisador Renato Andreotti em Campo Grande. "É importante ressaltarmos que a vacina é eficiente somente em sistemas de manejo integrado. Não adianta o produtor vacinar seu gado e esquecê-lo no pasto", alerta o pesquisador.

*Andreotti se refere, entre outros fatores, à identificação no rebanho de animais predispostos a infestações mais severas, contabilizados em até 20% das cabeças. "Estes animais são mais propensos e produzem a maioria dos carrapatos. O produtor deve identificá-los e planejar o descarte", explica. As vantagens da vacina com o antígeno BMTI, segundo o pesquisador, vão desde a sensibilização do sistema imunológico do animal ao estímulo da produção de anticorpos. "Ela inibe que o carrapato desenvolva a ação anticoagulante no sangue dos bovinos e então crie condições ideais para o parasitismo", diz.

*Como já existe no mercado um antígeno chamado BM86, os pesquisadores irão avaliar posteriormente a BMTI para o controle de carrapatos em bovinos no sistema em conversão para a produção orgânica de leite na Embrapa Rondônia. A recomendação é de três doses iniciais, seguidas de reforços a cada seis meses. O pesquisador diz que os estudos estão voltados atualmente para a identificação de seqüências de genes do carrapato relacionadas às diversidades regionais. "Depois de mapeadas, devemos encontrar proteínas recombinantes para capacitar o produto em todas as condições", completa Andreotti.

ENTENDA A PESQUISA

*O sistema de produção orgânica de leite não permite a utilização de nenhum produto químico no controle sanitário do rebanho, preconizando a utilização de fitoterapia e homeopatia. Todas as vacinas são permitidas. Num primeiro momento será utilizada a vacina com o antígeno BM86 com eficácia na vida parasitária do carrapato no sistema em conversão para produção orgânica de leite na Embrapa Rondônia.

*O antígeno BM86 foi desenvolvido a partir de uma proteína encontrada no tubo digestivo do parasita. Quando aplicado em bovinos, causa lesão no tubo digestivo do carrapato atrapalhando seu desenvolvimento na vida parasitária. Em conseqüência, ocorre a redução do número de ovos na postura. A eficiência pode chegar a 60%. Em sistemas rotativos espera-se ampliar esse efeito, segundo o pesquisador Renato Andreotti. Outras informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387, pelos e-mails gfviana@cpafro.embrapa.br e sac@cnpgc.embrapa.br e ainda pelo telefone da Embrapa Gado de Corte: (67) 368-2185.

*Dados da pesquisa estão disponíveis também no site www.cnpgc.embrapa.br .

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS