*Na manhã dessa quarta-feira (08) a Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia(ALE/RO), através dos deputados Deusdete Alves, Edison Gazoni e HaroldoSantos, homenageou o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia em relação apassagem do aniversário de 20 anos da sua criação. Na ocasião da homenagem, que ocorreu no plenário da ALE/RO, o presidente do Sindicato, Marcos Gruzmacher,esteve presente, onde sentou ao lado do presidente da Mesa Diretora daquela Casa de Leis, o deputado Carlão de Oliveira.
*Os deputados Deusdete Alves, Edison Gazoni e Haroldo Santos não estiveram presentes na sessão que homenageou a entidade, pois os mesmos se encontravam em Brasília, acompanhando a tramitação da PEC 200/03, do deputado federal NiltonCapixaba, que tem como relator o deputado federal Agnaldo Muniz, e que pede a transposição dos servidores do antigo Território de Rondônia para constituir quadro em extinção da administração federal. Projeto este similar ao da senadora Fátima Cleide.
*A sessão teve dupla homenagem, pois todos que falaram na tribuna do plenário destacaram também o Dia da Mulher, tecendo loas à todas jornalistas que prestam serviço nos órgãos de imprensa.
*O deputado Renato Velloso, em seu discurso na tribuna, ressaltou as qualidades da imprensa e a sua importância histórica. “A imprensa livre é uma grande marca para um país forte e em desenvolvimento”.
*”JORNALISTA É MAL REMUNERADO”
*Já o deputado Leudo Buriti lembrou da baixa remuneração dada ao profissional de imprensa e pediu ao presidente da entidade, Marcos Grutzmacher, mais empenho do Sindicato para que haja melhorias no piso salarial do jornalista. “Os jornalistas ganham muito mal, para que a categoria trabalhe plenamente e se fortaleça diante das suas dificuldades do dia-dia é necessária uma remuneração justa e não a que está em vigor atualmente”, lembrou o deputado.
* “FALAR A VERDADE PARA A SOCIEDADE”
*Já o deputado Chico Paraíba foi mais enfático em exaltar a liberdade de expressão do jornalista. Ele disse em seu discurso que é necessário coibir ações restritivas ao trabalho jornalístico em apurar os fatos verdadeiros. Ressaltou que muitas vezes o jornalista é perseguido pela própria empresa que trabalha por querer expor a realidade, contrariando interesses patronais e que muitos chegam a perder o emprego.
*Paraíba falou ainda que na política muitas vezes o poder é usado para expor uma verdade que o jornalista deveria expressar, sem que use isso para interesse pessoal. “Interesses individuais prevalecem face à verdade de que o jornalista, de fato, quer mostrar. Sua obrigação é falar a verdade para a sociedade”, finalizou o deputado.
*HOMENAGEM
*Adaídes Batista dos Santos, chefe da assessoria de imprensa da ALE/RO, fez um breve histórico da instalação do Sinjor no Estado de Rondônia e ressaltou o fortalecimento da categoria através da entidade. Aproveitou o ensejo e falou rapidamente sobre o segundo mandato de Grutzmacher. A única chapa inscrita para a eleição da Entidade, que acontece dia 14, tem o atual presidente como candidato à reeleição.
*O presidente do Sinjor, Marcos Grutzmacher, citou os companheiros que já presidiram a entidade durantes os 20 anos de atuação e lembrou que uma das lutas do sindicato é quanto à colocação de jornalistas no cargo de assessoria de comunicação, pois se trata de uma regulamentação obrigatória e que não vem sendo cumprida à contento. Ele agradeceu a homenagem da ALE/RO e já disponibilizou a sua ajuda na luta pelos direitos da categoria.