Prefeitura implementa políticas públicas para as mulheres
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Na direção da Coordenadoria, criada há pouco mais de um mês, Maria Santiago explica que o órgão vai abraçar as mesmas prioridades definidas pelo Plano Nacional de Política da Mulher, elaborado no ano passado, em Brasília, com a participação de representantes de todo o Brasil, que tem entre as suas prioridades o combate à violência contra a mulher e a criação de políticas públicas para o segmento. Ela promete para 2005, a criação de uma casa-abrigo, para acolher as mulheres vítimas de agressões por companheiros. ?Talvez não tenhamos condições de fazer uma casa que funcione da maneira ideal, mas de qualquer forma vamos disponibilizar este abrigo?, garante.
*O atendimento às mulheres que são chefes de família também será priorizado no órgão, através da qualificação profissional e um programa de moradia.
*Outra meta do órgão é tornar o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Porto Velho em uma realidade. O conselho, criado através de uma iniciativa do Fórum Popular de Mulheres, já foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e seguiu para sanção do prefeito durante a gestão do prefeito anterior. ?Temos certeza que o conselho vai ser implementado pelo prefeito Roberto Sobrinho, que vem demonstrando todo o seu empenho na valorização das mulheres, não só com a criação da Coordenadoria das Mulheres, um órgão que é diretamente ligado ao gabinete do prefeito, mas também com a nomeação de seis mulheres com status de secretárias municipais, ocupando cargos fundamentais para o desenvolvimento do município?, considera Maria Santiago.
PROGRAMAÇÃO
*A programação referente ao ?Dia Internacional da Mulher - 8 de Março? foi iniciada em Porto Velho na semana passada com a realização de oficinas de gênero, na sede da Ceplac. Hoje, Dia Internacional da Mulher, a programação inclui um café da manhã, na sede da Igreja Metodista Wesleyana, e a partir das 14 horas o seminário ?Gênero, Inclusão Social e Direitos Humanos em tempos de Solidariedade?, no auditório da OAB.Também no dia oito, pela manhã, a responsável pela Coordenadoria, Maria Santiago, vai fazer uma visita às mulheres do Presídio Feminino.
*No dia 9 (quarta-feira), numa iniciativa da Feron, será realizada uma audiência pública sobre a adoção de políticas públicas para as mulheres, às 9 horas, na Assembléia Legislativa. Também na quinta-feira, será realizada a ?Manhã da Beleza?, no Recanto do Vovô e da Vovó?. No dia 10, será promovido o ?Cine Vídeo Mulher?, às 8 horas, na Casa da Juventude e às 18 horas, uma oficina cultural na Casa Cosme e Damião.
*No dia 11, será a vez do show cultural ?Canta Mulher?, no Sesc Esplanada, a partir das 19 horas. A programação será encerrada no dia 12 com o ?Mulheraço na Rua?, com uma caminhada pela paz, com concentração a partir das 8 horas, na Praça Madeira-Mamoré, para a qual todas as mulheres estão convidadas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!