Neil Clark, curador do Hunterian Museum, da Universidade de Glasgow, na Escócia, passou dois anos investigando o mito...
*Um paleontologista britânico acredita ter finalmente desvendado o mistério do monstro do lago Ness.
*Neil Clark, curador do Hunterian Museum, da Universidade de Glasgow, na Escócia, passou dois anos investigando o mito.
*Ele concluiu que o lendário monstro pode ter sido, na verdade, um inteligente golpe de marketing tramado por um dono de circo.
*Seu estudo sobre o assunto foi publicado na edição desse mês do Geological Society Journal da Open University.
*Inspiração
*Em 1933, ano em que o monstro foi "avistado" pela primeira vez em tempos modernos, o empresário Bertram Mills teria se inspirado ao ver um dos seus elefantes tomando banho no lago.
*Mills ofereceu 35 mil libras, mais de US$1.7 milhão nos valores de hoje, a quem conseguisse capturar o monstro para o seu circo em Londres.
*O paleontólogo Neil Clark construiu sua reputação após descobrir uma pegada de dinossauro deixada na Ilha de Skye há 165 milhões de anos.
*O pesquisador argumenta que a maioria dos relatos de pessoas que viram o monstro começaram a circular após a construção de uma estrada permitindo acesso à margem oeste do lago.
*Segundo Clark, a maioria dos relatos, fotografias e vídeos do monstro podem ser explicados como ondas, troncos flutuantes ou falsificações.
*Mas há um número pequeno de depoimentos de pessoas que dizem ter visto uma criatura de cor cinza, com pescoço longo e corcovas.
*Os estudos de Clark indicam que essas criaturas eram elefantes que pertenciam aos circos que visitaram a região no período.
*Segundo ele, as companhias paravam às margens do lago Ness para dar descanso aos animais antes de chegar à cidade escocesa de Inverness.
*Quando os animais iam nadar, apenas o tronco e duas corcovas podiam ser vistas de longe: a primeira corcova seria o topo da cabeça, a segunda, a parte traseira do animal.
*Para Clark, não é surpresa nenhuma que Mills tenha oferecido uma recompensa para quem capturasse o monstro para seu circo.
*O empresário já tinha o monstro na sua companhia, diz o pesquisador.
*Apesar dessa e outras tentativas de esclarecimento do mito, a lenda continua: em 2005, quatro pessoas disseram ter visto o monstro do lago Ness.