O laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realizou em 2005 mais de 145.000 análises clínicas. O atendimento, que abrange todo o Estado, é realizado em diferentes especialidades como imunologia, hematologia básica e avançada, microbiologia, bioquímica e parasitária.
*O número de procedimentos laboratoriais tem aumentado consideravelmente nos últimos dois anos. Em 2000 foram apenas 4852 atendimentos, em 2001 somente 7903, no ano de 2002 o laboratório realizou 13.797 exames. “O grande salto aconteceu em 2003, no primeiro ano da administração Ivo Cassol, quando o Lacen atendeu 33.027 procedimentos, 114 mil em 2004 e em realizou expressiva marca de 145.176 mil análises, que em relação ao ano de 2000 aponta um aumento de aproximadamente 3000%” explicou Milton Moreira secretário de Estado da Saúde.
*O aumento de atendimento foi possível através de investimentos do governo do Estado no setor. “Desde o inicio de 2003 estamos investindo na melhoria do sistema público de saúde. O Lacen recebeu equipamentos modernos que possibilitou a ampliação das especialidades para diagnóstico. Outro ponto importante foi os cursos de qualificação, para servidores, implantados pela Sesau que dinamizou e melhorou o trabalho dos funcionários” completou Denise Resende, diretora do Lacen.
*O Lacen é considerado um laboratório de excelência em exames, certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que avalia a precisão e exatidão das análises feitas pelo Lacen. O programa de controle atende e segue às recomendações de organismos internacionais como a OMS - Organização Mundial de Saúde, colocando o Laboratório central nivelado, em avaliações corretas, com os melhores centros de analise existentes nos país e no exterior.