*A primeira-dama do Estado e presidente da União dos Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron), Ivone Cassol, visitou nesta sexta-feira doze famílias que estão alojadas num Ginásio de Esportes da avenida Jatuarana, no Jardim Eldorado, em decorrência das enchentes que vem ocorrendo em vários bairros da Capital neste período chuvoso.
*Acompanhada de assessores como a diretora-administrativa da Uveron, Valdelise Ferreira, a primeira-dama tomou conhecimento dos problemas enfrentados pelas famílias que são procedentes de bairros como o São Sebastião II, Triângulo e Nacional, que normalmente sofrem com as cheias que afetam o Rio Madeira e seus canais nessa época do ano.
*As famílias receberam colchões e cestas básicas, como também foram identificados alguns casos para encaminhamento a cursos profissionalizantes. Estão alojadas no local mais de cinqüenta pessoas, com cerca de trinta crianças, a maioria como a doméstica Maria do Socorro, de 27 anos e com cinco filhos, o mais velho com sete anos. Ela disse que morava num barraco cedido no Bairro São Sebastião II e que devido às chuvas, a madeira apodreceu e ela ficou sem moradia.
*A doméstica Idalina Lourenço da Silva também disse que sua casa no Bairro Nacional alagou e não foi possível continuar no local. Ela tem quatro filhos menores e o marido encontra-se desempregado. Como ela, outras famílias alojadas também têm pessoas desempregadas.
*Apesar de também estarem recebendo apoio da prefeitura, a maioria das pessoas desalojadas reclama da necessidade de uma moradia definitiva e segura, em locais que não precise se deslocar rapidamente quando começa a chover.