Vilhena ainda não recebeu recursos do Fitha

Vilhena ainda não recebeu recursos do Fitha

Vilhena ainda não recebeu recursos do Fitha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O governo do Estado ainda não repassou os recursos para o município de Vilhena referentes ao exercício do ano passado do convênio com o Fundo de Infra-estrutura, Transportes e Habitação (Fitha). Os recursos provenientes do fundo são retirados do ICMS de empresas de construção civil e pesadas, além de frigoríficos para servirem aos municípios e ao Estado, coordenados pela Sefin e pela Associação dos Municípios de Rondônia (Arom). *De acordo com a secretaria de planejamento do município, o Estado teria que liberar cerca de R$ 208 mil para Vilhena investir na recuperação de estradas, referente ao exercício de 2005, mas até agora não liberou. O prefeito Marlon Donadon (PMDB) lamentou que o governo ainda não tenha repassado os recursos. *“Estamos no aguardo do gesto do governador de liberar o que aliás, é do município, os recursos retirados do imposto que deveriam retornar à Vilhena e aos demais municípios para investir na recuperação de estradas vicinais”, disse o prefeito Marlon. *
O QUE É O FITHA?
* O Fitha é um fundo que arrecada, via ICMS, recursos das empresas de construção civil e construtoras que executam obras pesadas em Rondônia, além de frigoríficos. *Ele foi gestado pela Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) justamente para garantir recursos para os municípios investirem em recuperação de estradas, habitação e transporte. Os critérios da partilha dos recursos arrecadados pela Secretaria de Finanças do Estado não são claros. Municípios infinitamente menores como Machadinho e Alta Floresta, por exemplo, recebem mais que Vilhena e proporcionalmente, Porto Velho. *Quando foi criado em 2003 por iniciativa da Arom, a entidade que representa os municípios queria que a maior parte fosse repassada para os municípios, já que o governo tem cerca de 1/3 de estradas em Rondônia para manter trafegáveis. Os outros 2/3, mais que o dobro, é de responsabilidade dos municípios.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS