Unidades de Conservação de RO são contempladas pelo Arpa

Unidades de Conservação de RO são contempladas pelo Arpa

Unidades de Conservação de RO são contempladas pelo Arpa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quatro unidades de preservação ambiental de Rondônia receberão ainda este ano recursos na ordem de R$ 2,8 milhões do Banco Mundial e da organização não-governamental autônoma dedicada à conservação da natureza - a WWF. De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Augustinho Pastore, as áreas destinadas a receber os investimentos através do Projeto de Apoio às Áreas Protegidas na Amazônia (Arpa) são o Parque Estadual Corumbiara, Parque Estadual de Guajará-Mirim, a Estação Ecológica Estadual Serra dos Três Irmãos, e a Estação Ecológica Estadual Antônio Mujica Nava.

O projeto Arpa é uma iniciativa do Governo Federal, executado pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio da aliança WWF e Banco Mundial para a conservação de florestas em todo o mundo, Global Environmental Facility (GEF), PPG-7 e KFW.

O secretário Augustinho Pastore explicou que os investimentos feitos pelo Banco Mundial e WWF em Rondônia servirão para a identificação de novas áreas de floresta amazônica a serem protegidas, elaboração dos planos de manejo das unidades de conservação e infra-estrutura básica, como postos de vigilância e equipamentos necessários ao manejo das áreas de proteção integral. "De acordo com o projeto, todas as quatro unidades de preservação estadual receberão investimentos no período de 10 anos, desde que seja prestado conta anualmente dos investimentos. O dinheiro já está disponível e deve começar a ser movimentado em breve", garantiu o secretário.

Para que o programa ganhe sustentabilidade, o WWF criou o Fundo Fiduciário, cuja renda será utilizada na futura manutenção dos parques e reservas. A administração de todos os recursos será compartilhada entre governo e organizações não-governamentais, reunidos num comitê paritário, com seis representantes de cada setor, sob coordenação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Rondônia possui ao longo de seu território 42 unidades de preservação ambiental, divididas em áreas de proteção integral e de uso sustentável, e está na lista dos oito estados contemplados pelo Projeto Arpa. Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso e Tocantins também serão beneficiadas pelo programa.A meta do Projeto Arpa é em até 2012 proteger 50 milhões de hectares representativos das 23 ecorregiões do bioma Amazônia (AC, AP, AM, PA, RO, RR e norte do MT), incluindo os vários tipos de paisagens e recursos genéticos, bem como a diversidade das comunidades locais que se beneficiarão do programa.

SAIBA MAIS

Projeto Arpa

Pastore visita ESEC Três Irmãos

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS