A 4ª Bienal da UNE, que acontecerá em São Paulo, na Fundação Bienal - Parque do Ibirapuera, sob o tema: "Encontro com nossa América", mostrará a seus participantes todas as novidades e o agito da cultura universitária brasileira. Você poderá conhecer e de
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Fique por dentro
*A 4ª Bienal da UNE, que acontecerá em São Paulo, na Fundação Bienal - Parque do Ibirapuera, sob o tema: "Encontro com nossa América", mostrará a seus participantes todas as novidades e o agito da cultura universitária brasileira. Você poderá conhecer e descobrir tudo o que anda rolando pelos 4 cantos do país, através das mostras de artes visuais, cinema e vídeo, música, ciência e tecnologia, artes cênicas e literatura.
*Além de fazer circular os bens culturais produzidos nas universidades, o principal propósito da Bienal é promover ampla reflexão sobre as possibilidades de integração da América Latina, a partir do diálogo entre a cultura de seus povos "A idéia é criar uma rede de troca artístico-cultural. Será um grande evento de convergências múltiplas entre as diversidades presentes em nosso continente", avalia o presidente da UNE, Gustavo Petta.
*Em sua 4ª edição, a Bienal irá prestigiar e valorizar, ainda mais, a importância da cultura universitária para o desenvolvimento de nosso país. Afinal, é essencial que a produção cultural nacional seja apoiada, divulgada e conhecida por todos os brasileiros.
*Além de tudo isso, haverá oficinas e mini-cursos em todas as áreas, debates, palestras, encontros, shows, apresentação de projetos desenvolvidos pelo poder público, pelas entidades estudantis, ONG?s, sociedades científicas e universidades. Alegria, diversão, alto-astral e energia pra dar e vender !
*Todas as atividades
*Mostra Universitária: uma oportunidade de divulgação dos jovens artistas, as mostras serão também o momento de se observar e traçar o panorama da produção cultural dentro das universidades latino-americanas.
*Oficinas e mini-cursos: as oficinas terão cunho artístico e serão divididas em dois níveis: iniciação e aprimoramento. Os mini-cursos, ministrados por professores universitários, irão capacitar os inscritos para trabalharem com a temática da história artístico-cultural brasileira.
*Grupos de trabalho permanentes: a organização desses grupos, com a participação de representantes de todos os países da América Latina, vai gerar um Fórum de Discussão permanente, que funcionará como comitê de articulação para a 5ª Bienal, em 2007.
*Bienal Itinerante: o objetivo é que a Bienal não fique restrita aos espaços do evento e se relacione com a comunidade local. Serão realizadas atividades em diversos espaços da cidade, buscando uma intensa troca de experiência e interação com as expressões artísticas de São Paulo.
*Arrumando as malas
*Todos os participantes devem ficar ligados nas dicas que daremos a seguir. Elas são simples, mas fundamentais para que todos viagem tranquilos e não se arrependam de nada.
*Bom, pra começo de conversa, vale lembrar que as inscrições para a Bienal incluem alojamento, para quem não é de São Paulo, mas não dá direito a alimentação. Sendo assim, não esqueça de trazer uma graninha para comer.
*É preciso trazer colchonete e roupa de cama. Ah! E vale também providenciar um cobertor, afinal, a capital paulista é uma caixinha de surpresas, especialmente em relação ao seu clima. Tudo pode acontecer.
*Outra dica é: não traga objetos de valor e não se esqueça dos artigos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, escova e pasta de dente, fio dental, toalha de banho, sabonete, chinelo de borracha, etc).
*Ainda é tempo!
*As inscrições de trabalhos para as mostras universitárias já terminaram. Mas você ainda pode se inscrever como participante. Para isso, envie ou entregue pessoalmente na secretaria da 4ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (Rua Anhanguera, n° 484 - Barra Funda - São Paulo - CEP 01135-000), juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
*O valor da taxa é de R$ 50,00 para participantes que moram fora de São Paulo. Como já dissemos, a inscrição dá direito a alojamento, mas alimentação ficará por conta do participante. Aqueles que moram em São Paulo pagam R$ 30,00. Neste caso, sem direito ao alojamento. Todos os pagamentos devem ser feitos através de depósito bancário a partir dos seguintes dados:
*Caixa Econômica Federal
*Agência: 1813
*Conta-Corrente: 513-1 OP 003
*Favorecido: UNE (União Nacional dos Estudantes)
*As inscrições poderão ser feitas durante o evento. É só desembarcar em Sampa e curtir a 4ª Bienal de Cultura da UNE.
*Caravanas de todo o Brasil
*Neste momento, estudantes de todo o país estão mobilizando suas bancadas para organizar a vinda para São Paulo. Quem quiser maiores informações sobre os ônibus, que partirão das 5 regiões do país com destino a São Paulo. É muito importante lembrar e pedir que as bancadas informem aos motoristas dos ônibus que deverão estar disponíneis para o transporte e a locomoção dos estudantes dentro da cidade, do alojamento para a Bienal e vice-versa. A UNE disponibilizará somente um transporte complementar.
*Bienal e CLAE
*Neste ano, a Bienal da UNE ocorre em conjunto com o XIV Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes (CLAE), fato que viabilizará a vinda de grande número de participantes de outros países. O tema do congresso, "Outra América é Possível", reforça a idéia de unidade e integração latino-americana ao propor mudanças na área econômica, política e social. Os dois eventos ocuparão o pavilhão da Fundação Bienal e também espaços no Museu de Arte Moderna (MAM) e no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Informações sobre o CLAE pelo endereço eletrônico xivclae@une.org.br
*Para realizar a 4ª Bienal, a UNE conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, da TV Globo e da Fundação Bienal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!