*A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) mobilizou cerca de 500 pessoas, entre funcionários e voluntários, para trabalhar na campanha de prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, durante o carnaval.
*Acolhendo sugestão do prefeito Roberto Sobrinho, o secretário da Saúde, Silas Rosa (foto), informou que a Semusa mudou a estratégia da campanha em 2006. Este ano, como foco no lema “Carnaval, sua melhor fantasia é a prevenção”, as equipes da Semusa vão participar de todos os desfiles, com pontos de distribuição de camisinhas espalhados pelos itinerários das bandas, blocos e escolas de samba, montando pedágios pelas ruas de Porto Velho.
*“Antes eram distribuídos kits que nem sempre eram utilizados pelo público alvo”, diz Silas Rosa. Ele adverte que atualmente o município contabiliza 825 casos de AIDS com 193 óbitos, e que a freqüência dos casos em mulheres vem crescendo em todo o país, fato observado também no município. Nos primeiros cinco anos, 85 por cento ocorreram em homens e 15 por cento em mulheres.
*Atualmente esta proporção é de 60 por cento em homens e 40 por cento dos casos em mulheres. Silas Rosa acrescentou que das 66 mil camisinhas, 36 mil foram cedidas pela Coordenadoria Estadual de Combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). No ano passado foram distribuídas 40 mil preservativos. Aumentamos o número de camisinhas, porque também ocorreu aumento dos casos de pessoas contaminadas por DSTs. Diante deste quadro de preocupação com a saúde de nossa população, fazemos um apelo: aproveitem o carnaval de uma forma prudente, sempre tendo em mente que a intimidade sexual sem camisinha pode ter conseqüências perversas, disse Silas Rosa.