*Em governos passados uma das autarquias que mais dor de cabeça vinha dando aos governantes era o DETRAN de Rondônia, seja pela denúncia de supostas emissões de CNH’s irregulares, pela falta de empenho em empregar uma postura mais firme e educativa em relação ao trânsito do estado, um dos mais violentos do país, ou mesmo no atendimento irregular e muito criticado pela população que utilizava o seu serviço.
*Hoje a situação adversa encontrada no DETRAN/RO inverteu com a reestruturação gerencial promovida pela atual diretora geral, Jaqueline Cassol de Souza, que com pouco mais de dois anos, conseguiu transformar a imagem negativa da instituição frente aos seus usuários e população, num exemplo de organização, seguindo um modelo mais dinâmico, transparente e popular.
*Formada em Direito, antes Jaqueline já havia trabalhado como assessora jurídica do Ministério Público de Rondônia, e também como assessora jurídica, em 2001, na prefeitura de Alta Floresta.
*Sob a administração de Jaqueline Cassol muitos problemas enfrentados anteriormente foram banidos ou mesmo sanados, com providências administrativas corretivas legais, que iam desde o afastamento de “maus” elementos que encrustraram no Detran/RO o uso ilícito de serviços públicos, até a intensificação de campanhas educativas para tentar erradicar ou mesmo diminuir os assombrosos números estatísticos de acidentes (com mortes) automobilísticos no Estado.
*Atuante e firme nos propósitos de deixar uma marca pessoal na instituição, Jaqueline segue o lema de trabalhar com seriedade, mantendo em torno de si uma equipe afiada e competente para desenvolver e conquistar as metas almejadas, e que, hoje, centraliza o seu poder de fogo nas campanhas de educação no trânsito, que mobilizam as Ciretrans e escolas do interior e capital.
*Numa rápida entrevista de Jaqueline Cassol dada ao site
Rondoniaovivo.com, no seu gabinete, ela demonstrou total conhecimento sobre todas as ações que são desenvolvidas pela instituição e mantém um cronograma de palestras, que estão inseridas nas campanhas, que estão previstas para acontecer nos próximos meses.
*A sua queixa em relação às campanhas é o fato dela não poder contar com uma equipe maior para trabalhar em mais lugares. Segundo ela a intenção das campanhas é atingir cada vez mais um número maior de pessoas, mobilizando escolas e outras instituições numa parceria de extrema importância. A equipe trabalha como multiplicadores, onde professores e profissionais que atuam na área de trânsito (
como instrutores de auto escola) auxiliam em todo o trabalho, seja prestando palestra ou instruindo dentro das escolas públicas.
*As campanhas tem tido uma aceitação excelente nos locais onde passou, de acordo com Jaqueline, no ano passado os municípios do Cone Sul, da Zona da Mata e da BR 429 foram contemplados, para esse ano de 2006, ela já está com tudo pronto para estender as campanhas educativas aos municípios que ainda não foram visitados, o que inclui: Ariquemes, Extrema, Jaru, Machadinho D’Oeste, Buriti e Guajará-Mirim.
*
CRESCIMENTO E ATENDIMENTO
*A cada ano que passa a impressão que se tem é que o trânsito na capital está mais intenso, mas Jaqueline Cassol alerta que essa impressão é na verdade uma constatação e que não só ocorre na capital, mas no interior também. O que vem ocasionando um número cada vez maior de acidentes, onde ela diz que os grandes culpados são dois fatores que geram a “imprudência”, numa combinação fatal: “má educação” e “excesso de bebidas alcoólicas”.
*De acordo com dados apurados pelo Detran/RO até janeiro de 2006 o estado possuía uma frota de aproximadamente 344 mil veículos, sendo que na capital foram registrados 96 mil veículos automotivos, 150 mil bicicleta e o número de motos que chega quase o dobro dos automóveis.
*Para atender melhor a população Jaqueline Cassol disse que na capital além do Shopping Cidadão e da Ciretran, mais dois postos foram abertos, um na avenida Jatuarana (bairro Conceição) e outro na avenida Alexandre Guimarães (bairro Tancredo Neves). Para atender tanto a capital quanto o interior, nos bairros mais distantes, a instituição estará disponibilizando o DETRAN Móvel, que será itinerante e contará com o que há de mais moderno em equipamento de informática para agilizar o atendimento – com serviços como: emissão de documentos e recebimento de taxas.
*
Você quer saber mais sobre as atividades e utilizar os serviço via Internet do Detran/RO basta clicar no link abaixo:
*-
DETRAN/RO