Prefeitura expõe melhoras na Saúde
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em menos de dois meses de gestão, o prefeito Roberto Sobrinho e sua equipe buscam meios de contornar os problemas na máquina administrativa da prefeitura da capital herdados da gestão anterior. Apesar do sucateamento generalizado, a nova administração começa a mostrar sinais claros de melhorias em vários setores.
Na Saúde, por exemplo, várias ações vêm mudando a péssima situação em que se encontrava o setor. Um dos mais importantes projetos, com benefício direto à população, começa a virar realidade. A prefeitura está alugando um prédio na esquina da rua Dom Pedro II com Joaquim Nabuco, no centro de Porto Velho, para a instalação da primeira de uma série de farmácias populares previstas para o município. Nestes estabelecimentos, os medicamentos serão vendidos com uma redução de custos de até 90%. O órgão também está finalizando um convênio com o Ministério da Saúde, para a instalação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) que vai substituir o atual S.O.S, que é feito com atendimento de enfermagem e passará a contar com a atuação de 14 médicos contratados pra este fim.
Outra melhoria prevista é uma reforma na Policlínica Hamilton Raulino Gondin (Tancredo Neves), que se encontra em precárias condições físicas. A licitação das obras de reforma e ampliação do prédio já foi iniciada. Os trabalhos vão permitir a adaptação da unidade de saúde para funcionar como sede de três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
Atualmente, a prefeitura está selecionando um local na zona lesta para a construção de mais duas unidades de saúde para sediar outras equipes do programa de saúde da família. A pretensão é que até o final do semestre, mais 18 equipes do PSF sejam acrescidas, na zona leste e no Bairro Nacional.A atual gestão já nomeou a Diretora Geral da Maternidade e selecionou seus principais colaboradores, que estão analisando os processos de licitação e propondo as alterações necessárias na estrutura física para viabilizar o início de atividade do órgão.
A contratação emergencial de médicos e enfermeiros está garantindo o atendimento ininterrupto de clínicos gerais nas policlínicas municipais Manoel Amorim de Matos (Jardim Eldorado), Hamilton Raulino Gondim (Tancredo Neves) e Ana Adelaide (Pedrinhas). Já o atendimento pediátrico está sendo realizado das 8 às 24 horas. As unidades também passaram a contar com plantões de enfermeiros, biomédicos e bioquímicos, que garantem a realização de exames laboratoriais. O serviço de Raio X da Policlínica Rafael Vaz e Silva teve seu horário ampliado e hoje funciona das 7 às 24 horas. A melhoria do atendimento nas unidades municipais já diminuiu a demanda de pacientes nos prontos socorros da rede estadual na Capital.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!