*Tendo a educação de trânsito como uma das prioridades de sua administração, a diretora geral do Detran, Jaqueline Cassol ministrou para os servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia, na última segunda-feira (13), a palestra “Humanizando o Trânsito”.
*Durante a palestra, a diretora do Detran informa que, estudos mundiais mostram que, do total de acidentes de trânsito, 60% das pessoas morrem quando estão sem o cinto.
*Se uma criança estiver sem o acessório, tem 70% de risco de sofrer lesão e de morrer. Já se a criança estiver com cinto e uma colisão acontecer, a chance de morte ou lesão cai para 3%.
*‘‘O ideal seria que todos que estejam em um veículo em movimento façam uso do cinto de segurança. Se em uma velocidade de 50 Km/h o carro parar bruscamente, em uma batida, a pessoa que estiver sem cinto receberá impacto equivalente a uma queda do terceiro andar de um prédio’’, destaca Jaquline.
*Em Rondônia, no ano passado, no período de janeiro a outubro do ano passado, de acordo com dados da Coordenadoria de Engenharia de Trânsito do Detran, 281 acidentes com vítimas fatais foram registrados em todo o Estado, incluindo as rodovias federais. Foram 111 vítimas no interior, 88 na capital e 82 nas rodovias federais.
*Jaqueline Cassol vem priorizando as campanhas educativas no atual governo, tanto que no início deste mês a autarquia firmou parceria com o Instituto Nacional de Educação e Segurança no Trânsito - EDETRAN para capacitar para vinte e dois profissionais ligados ao Trânsito utilizando a informática como ferramenta de ensino e aprendizagem.