*O Governo do Estado de Rondônia através da Coordenadoria de Educação de Trânsito - CET, do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO, tem na educação a ferramenta para alcançar o pleno exercício de cidadania e humanização do trânsito. Seu objetivo é reduzir os acidentes de trânsito e conscientizar os usuários do trânsito através do ensino das noções básicas de educação e segurança no trânsito/transportes.
*Com este intuito, o Detran em parceria com o Instituto Nacional de Educação e Segurança no Trânsito - EDETRAN (www.edetran.org.br) , iniciou na semana passada (6), curso de capacitação para vinte e dois profissionais ligados ao Trânsito da Companhia de Trânsito, Detran e Professores, utilizando a informática como ferramenta de ensino e aprendizagem. Esse curso, que vem sendo ministrado em um moderno laboratório de informática, instalado nas dependências da sede do Detran/RO, o qual será, em futuro próximo, também utilizado por alunos e corpo docente do ensino fundamental e médio.
*Apropriando-se dessa tecnologia, os professores de todas as áreas poderão acessar com seus alunos aulas dinâmicas e atraentes, que associam o tema Trânsito às demais disciplinas, utilizando imagens, sons e jogos, o que facilita a compreensão e fixação dos conteúdos aplicados, além de proporcionar aos alunos à prática das habilidades adquiridas em informática e o acesso à Internet que transpõe os limites geográficos na busca pelo conhecimento.
*“De agora em diante, todos profissionais ligados ao trânsito e professores terão à sua disposição uma biblioteca de aulas interdisciplinares multimídia desenvolvida pelo EDETRAN, e poderão também utilizar o programa Gerador de Aulas, ferramenta que proporciona a criação e produção de aulas personalizadas no computador, as quais irão enriquecer os recursos disponíveis” explicou a Coordenadora do Curso de Capacitação, Ana Maria Moreira que veio especialmente de Brasília para ministrar o curso.
*Com as inúmeras possibilidades e oportunidades que a iniciativa proporciona, o Detran - RO agora possui mais este instrumento para desenvolver e aprimorar as suas atividades e competências na área da Educação no Trânsito, o que refletirá imediatamente na segurança de nossos jovens e crianças em sua locomoção por nossas vias públicas, destacou a Coordenadora de Educação de Trânsito, Débora Rodrigues.
*No início de março, quarenta e quatro jovens da rede privada e pública também serão treinados nesses programas para que auxiliem, como monitores, o trabalho da equipe de capacitadores, transmitindo os conhecimentos adquiridos aos colegas e aumentando as oportunidades de crescimento profissional pelo viés comunitário, instigando a iniciativa para a ação social.
*A diretora geral do Detran, Jaqueline Cassol de Souza ressalta que o Estado de Rondônia é pioneiro no Brasil a disponibilizar à comunidade a aprendizagem por meio de aulas informatizadas, elaboradas por seus pedagogos e agentes, que utilizando atividades interativas podem passar para o computador a realidade local inserida no conteúdo pedagógico programado. Somente o Ministério dos Transportes utiliza hoje este programa.