*Produtores rurais do Assentamento Nilson Campos, localizado no Distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho/RO, irão participar nos dias 08 e 09 deste mês do curso sobre técnicas de inventário florestal. O curso será realizado pela Embrapa Rondônia com apoio do Promanejo/Ibama, da Associação Rural de Jacy-Paraná e do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária - ATES/Incra, através da Cooperativa Milênio.
*O objetivo do curso é introduzir conceitos e fundamentos básicos para a execução de um inventário florestal em toda a área, ou inventário a 100%, conhecido também como censo florestal, aos produtores rurais e técnicos participantes do Grupo de Estudos sobre Manejo Florestal Comunitário (GCE Manejo Florestal Comunitário) do Assentamento.
*O curso, que será ministrado pela engenheira florestal e pesquisadora da Embrapa Rondônia Michelliny Bentes-Gama, repassará aos participantes diversos aspectos da realização de um censo florestal, conforme as exigências que regulamentam o manejo florestal na Amazônia. Os produtores rurais também realizarão uma prática de inventário florestal, que incluirá a demarcação da Unidade de Trabalho (UT), medição e numeração das árvores e uso de instrumentos de medição de altura e diâmetro de árvores.
*Segundo a pesquisadora, o inventário florestal é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais. Por meio desta técnica, é possível conhecer as espécies que ocorrem no local e quantificar o estoque dos recursos da floresta. Durante o curso também serão abordadas as últimas terminologias utilizadas no inventário florestal, com base no documento de consulta pública sobre a revisão da regulamentação do manejo florestal na Amazônia brasileira, atualizando assim, produtores e técnicos ligados à área.
*O evento faz parte da etapa de capacitação do Projeto Organização Comunitária em Apoio ao Manejo Florestal em Assentamento Rural – Jacy Paraná – Rondônia, apoiado pelo componente “Iniciativas Promissoras” do Promanejo/IBAMA, coordenado pela pesquisadora Vânia Beatriz de Oliveira, da Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O grupo de produtores vem recebendo desde o ano passado treinamentos para o fortalecimento organizacional com enfoque no uso sustentável de recursos naturais, visando à promoção do manejo florestal de baixa intensidade, ou não mecanizado, classificado até o momento como Manejo Florestal em Escala Comunitária.