*O Prefeito Roberto Sobrinho abriu o ano letivo nesta segunda-feira com a inauguração da Escola Infantil Castanheira, no bairro que Eva o mesmo nome (antigo Gurgel). Acompanharam a solenidade a primeira dama, Lucilene Peixoto, a secretária municipal de educação, Epifânia Barbosa e a senadora Fátima Cleide.
*“Só nesta escola, ampliamos o atendimento com a abertura de três novas salas de aula. Até o final do ano, serão outras 43. Dessa forma, cumprimos um compromisso assumido ainda em campanha: aumentar a oferta de vagas e melhorar a qualidade do ensino”, disse o prefeito ao falar para autoridades, pais, educadores e alunos.
*A nova escola vai atender 140 crianças com duas turmas de Três anos, duas turmas de quatro anos e outras duas turmas de cinco anos, nos períodos da manhã e tarde. O prédio está mobiliado e conta com seis professores, auxiliar de serviços gerais, vigia, merendeiras, orientadora educacional e monitores de ensino. A obra foi financiada com recursos federais e contrapartida da prefeitura. Na ocasião, os alunos usaram o uniforme que foi doado pela prefeitura, um fato inédito que mereceu elogios por parte de professores e pais. “Meus filhos nunca ganharam uniforme da prefeitura”, afirmou a dona de casa Maria do Rosário. A distribuição começou hoje nas 175 escolas da zonas urbana e rural, que envolvem mais de 26.500 alunos.
*O transporte escolar recebeu para este ano um investimento de cerca de R$ 4 mi e o transporte fluvial foi terceirizado. “Em 2005, a prefeitura atendeu 326 crianças na área de educação infantil. Este ano matriculou 600, das 1.071 vagas solicitadas. Além desses alunos matriculados, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está abrindo mais duas mil novas vagas para alunos do ensino fundamental”, pontuou a secretária Epifânia Barbosa. Além disso, foram doadas 100 bicicletas a alunos da zona rural.
*Para Roberto Sobrinho, as transformações na área da educação têm sido graduais, mas profundamente significativas. “Estamos olhando com maior sensibilidade para um setor em que o investimento é em longo prazo, mas garantido. Investir na educação é pensar no futuro da nossa cidade e das pessoas que aqui vivem”, finalizou.