*"Brasil, Meu Negócio é Turismo" é o novo projeto do Ministério do Turismo que vai realizar um curso de capacitação para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente no setor e também para as comunidades que buscam desenvolver seu potencial turístico.
*Em Porto Velho, o curso vai ser realizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semes), de 6 a 11 de fevereiro. A Semdes vai atuar dando apoio de estrutura e o pessoal técnico para aplicar o curso.
*O projeto tem o objetivo de desenvolver qualidade na prestação dos serviços turísticos no país, a partir de uma política de qualificação do setor. O resultado deve favorecer a competitividade do Brasil no mercado internacional, além de aumentar a oferta de emprego, geração de negócios, renda e excelência dos serviços e dos produtos turísticos nacionais.
*Em Rondônia vão ser capacitados 30 profissionais que vão serão multiplicadores, reaplicando a metodologia na capacitação de mais 300 agentes turísticos nos municípios alvos do projeto, como Porto Velho, Guajará- Mirim e Vilhena. Serão 900 pessoas formadas no estado.
*Os orientadores de aprendizagem são escolhidos entre professores e alunos dos cursos de Turismo, Hotelaria e afins, membros de organizações não governamentais, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público, associações e cooperativas de trabalho do setor turístico. E os agentes locais escolhidos são trabalhadores ligados direta ou indiretamente ao turismo. Os orientadores, assim como os agentes, devem se inscrever por meio de edital público e serão selecionados por Comissão de Seleção nos municípios apontados pelas secretarias estaduais de Turismo.
*Durante as capacitações, os alunos aprendem os conceitos e as atividades do turismo e também as estratégias de valorização dos produtos regionais e locais e de promoção e preservação dos valores culturais, bens naturais e patrimoniais. Os alunos fazem dinâmica de grupo, desenvolvendo temas como mediação de conflitos e gestão, e discutem soluções para problemas enfrentados pelos turistas de suas cidades. Além disso, trabalham em atividades práticas como a elaboração de um calendário de eventos, de roteiros turísticos e de um produto de comunicação em turismo.
*As inscrições podem ser feitas através do site: www.unitrabalho.org.br, até o dia 19 de janeiro. Mais informações pelo telefone: 21822188 (dept.biologia).