Sipam e prefeitura firmam parceria para planejamento do município de Porto Velho

Sipam e prefeitura firmam parceria para planejamento do município de Porto Velho

 Sipam e prefeitura firmam parceria para planejamento do município de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dois importantes trabalhos que o Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) vem desenvolvendo, o Amazônia Digital e o Sigiplam, foram apresentados hoje (13) durante uma reunião realizada entre os técnicos do Sipam e os secretários do município de Porto Velho Joelcimar Sampaio da Silva (Administração), Miriam Saldanã Peres (Fazenda), Fernanda Kopanakis (Regularização Fundiária e Habitação) e Israel Batista (Planejamento).* A Prefeitura quer a parceria do Sipam para facilitar o acesso das informações do seu Banco de Dados e ajudar no planejamento das suas atividades.* "Já existe um acordo de cooperação técnica entre nossa instituição e a Prefeitura e agora estamos consolidando novos projetos", destacou José Neumar da Silveira, gerente do Sipam. *Segundo ele, o Amazônia Digital e o Sigiplam foram trabalhos produzidos através de uma complexa infra-estrutura tecnológica, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coleta de dados. "Graças a este aparato, o Sipam é capaz de promover o monitoramento da região e produzir informações em tempo próximo do real". *O Sigiplam (Sistema Geográfico de Informações para o Planejamento Municipal), conforme explicou Luiz Gilberto Dall´Igna, Geólogo, da Divisão de Análise Ambiental do Sipam, tem como objetivo fornecera às Prefeituras Municipais uma poderosa ferramenta para o planejamento, a execução e a gestão das políticas públicas municipais. *Já o Amazônia Digital, visualiza imagens de alta resolução do satélite Quickbird, de Porto Velho, que possibilita o levantamento de coordenadas, medindo distâncias entre dois pontos de interesse, visualiza imóveis, ruas, de modo que facilite o planejamento dos órgãos parceiros. "Tudo isso de forma simples e prática sem a necessidade de computadores de alta performance e pessoal especializado", explicou Carlos Eduardo Renk, chefe da Divisão de Monitoramento de Território.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS