ATENÇÃO: Cientistas dizem ter achado causa da dependência de álcool
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Eles acreditam que o consumo de grandes quantidades de bebidas alcoólicas durante longos períodos de tempo estimula a produção de uma proteína que altera o funcionamento de importantes receptores do cérebro.
*Os pesquisadores da Universidade Rockfeller dizem que eventualmente pode ser possível bloquear esta reação, reduzindo o risco de uma pessoa se tornar alcoólatra.
*Os detalhes do trabalho foram divulgados em artigo publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
INTERAÇÃO *Já se sabia que uma proteína chamada ativador tecidual de plasminogênio (tPA) interage com receptores do cérebro que desempenham um papel-chave nos processos de aprendizagem.
*Em experiências feitas com ratos, os cientistas descobriram que a produção de tPA foi aumentada pelo consumo de álcool no longo prazo.
*Os cientistas acreditam a interação entre a tPA e os receptores do cérebro provavelmente leva à dependência física.
*Eles também acham que a mesma reação é responsável por sintomas físicos apresentados pelos alcoólicos em períodos de abstinência, como alucinações e tremores.
*A pesquisa sugere que a tPA aumenta a atividade de uma parte importante dos receptores, e que, com tempo, o organismo se acostuma com este estado de maior excitação.
*No artigo, os cientistas dizem porém que a interação da tPA com os receptores não é a única causa da dependência física de bebidas alcoólicas.
*"A dependência do álcool pode ser vista como uma forma anormal de adaptação do cérebro", disse o pesquisador Robert Pawlak.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!