*A Fundação Iaripuna, instituição Cultural da Prefeitura de Porto Velho, encerrou as atividades do Curso Fábrica de Sonhos na sexta-feira (30/12). A oficina artística qualificou os integrantes das Escolas de Samba de Porto Velho para o carnaval deste ano. *O Curso iniciou em 9 de dezembro passado, com a palestra do artista plástico Marcos Cardoso, relatando sua experiência no carnaval carioca, onde houve a participação de crianças e adolescentes em situação de risco, na confecção de fantasias, alegorias e adereços da Escola de Samba Mirim da Grande Rio, utilizando material reciclado.
*O prefeito Roberto Sobrinho, diferentemente de outras gestões, antecipou o apoio para a realização do carnaval das escolas de samba, repassando R$ 100 mil para a Federação das Escolas de Samba (Fesec), a serem distribuídos entre as agremiações carnavalescas. *O prefeito também viabilizou recursos para realização do Projeto Fábrica de Sonhos, trazendo profissionais do carnaval do Rio de Janeiro e da festa folclórica de Parintins para ministrarem em Porto Velho, cursos de fantasias, alegorias e adereços.
*Jair Mendes, artista consagrado de Parintins e reconhecido em todo país, foi um dos ministrantes contratados pela Prefeitura para atuar na Fábrica de Sonhos, repassando conhecimento e técnicas na confecção de grandes esculturas. Na despedida, o artista Jair Mendes reconheceu o talento de nossos artistas e se comprometeu voltar a Porto Velho.
*Leonardo Batista coordenou as atividades de confecção de fantasias e adereços. Ao todo foram realizadas nove fantasias de alas, com material apropriado e resultado surpreendente. Segundo o carnavalesco carioca, o bom resultado só foi possível graças à dedicação e à capacidade dos participantes das oficinas. *A Fundação Iaripuna e a Fesec estão organizando uma exposição com todo material produzido durante a realização da oficina Fábrica de Sonhos, em local de fácil acesso, durante os meses de janeiro e fevereiro.