REDUZINDO O DESPERDÍCIO: Aprenda quatro receitas para reaproveitar alimentos que seriam descartados

Descubra como diminuir o desperdício de resíduos alimentícios com quatro receitas criativas e sustentáveis, desenvolvidas pelo movimento GoodTruck Brasil

REDUZINDO O DESPERDÍCIO: Aprenda quatro receitas para reaproveitar alimentos que seriam descartados

Foto: assessoria

O desperdício de alimentos é uma questão de extrema relevância tanto no Brasil quanto no mundo. De acordo com um relatório divulgado pela ONU no último mês de março, em 2022 foram geradas 1,05 bilhão de toneladas de alimentos que foram desperdiçados. A maior parcela desse desperdício ocorreu no âmbito doméstico, representando cerca de 60% do total.
 
Com o objetivo de incentivar a redução desse problema e encorajar a prática de hábitos mais sustentáveis, o projeto GoodTruck Brasil, que destina alimentos saudáveis e nutritivos que seriam descartados pelo comércio e indústria para pessoas que necessitam, selecionou algumas receitas especiais para serem adotadas dentro de casa, com o objetivo de evitar o desperdício alimentar.
 
"As receitas possuem o intuito de aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício e proporcionando opções saborosas e saudáveis para o dia a dia. Ao utilizar cascas, talos e outros ingredientes que geralmente seriam descartados, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e promovendo uma alimentação mais consciente e sustentável", destaca a presidente e diretora-executiva da ONG GoodTruck Brasil, Renata Gonçalves.
 
Confira abaixo as receitas selecionadas:
 
1. Chips de Casca de Batata
 
Ingredientes:
 
Casca de 2 batatas-doces
Casca de 2 cenouras
1 colher (sopa) de azeite
Tempero a gosto
 
Modo de preparo:
 
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Lave bem as cascas das cenouras e batatas e deixe secar. Com o auxílio de um descascador, retire as cascas dos tubérculos, fazendo tiras longas e grossas. Disponha as cascas em uma assadeira grande e regue com azeite e temperos de sua preferência. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. As cascas ficarão mais crocantes após esfriarem. Transfira para uma tigela e sirva como aperitivo.
 
2. Bolo de Banana com Casca
 
Ingredientes:
 
3 bananas nanicas (com casca)
1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
½ copo (americano) de leite vegetal
1 colher (sopa) de fermento em pó
180 ml de água com gás
½ copo (americano) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Canela em pó a gosto
 
Modo de preparo:
 
No liquidificador, bata por 2 minutos a água gaseificada, o açúcar, o óleo, o leite, as bananas com casca e a canela. Em uma vasilha, misture a farinha de trigo e o fermento em pó. Despeje a mistura do liquidificador aos poucos sobre a farinha e o fermento, mexendo até incorporar bem. Asse em uma fôrma untada e enfarinhada, em forno quente a 230 ºC, por aproximadamente 25 minutos. Ao retirar o bolo do forno, salpique-o com uma mistura de 2 colheres de açúcar e 1 colher de canela.
 
3. Geleia de Casca de Mamão
 
Ingredientes:
 
400g de mamão (em cubos)
150g de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de água
 
Modo de preparo:
 
Higienize a casca do mamão, retire a casca e reserve. Corte o mamão em cubos pequenos. Em uma panela, adicione o mamão em cubos, o açúcar, o suco de limão e a água. Cozinhe em fogo baixo com a tampa até que os cubos estejam desmanchando. Passe a mistura no liquidificador ou utilize um mixer até obter uma geleia cremosa. Coloque de volta na panela e aqueça até voltar a ferver, deixando alguns minutos para atingir uma consistência cremosa. Coloque a geleia quente em vidros esterilizados, tampe-os e vire-os com a tampa para baixo. Deixe-os nessa posição até esfriarem completamente. Armazene em local fresco e protegido da luz.
 
4. Farofa de Folhas e Talos
 
Ingredientes:
 
2 colheres (sopa) de margarina ou óleo
2 colheres (sopa) de cebola ralada
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada ou farinha de milho
Sal a gosto
Folhas ou talos bem lavados (entre elas beterraba, rabanete e brócolis), picados e refogados
 
Modo de preparo:
 
Derreta a margarina ou o óleo em uma panela e refogue a cebola até dourar. Adicione as folhas e/ou talos previamente lavados e picados. Acrescente aos poucos a farinha de mandioca ou de milho e o sal, mexendo bem até obter uma mistura homogênea. Continue mexendo e cozinhando por alguns minutos até a farofa ficar levemente dourada. Retire do fogo e sirva imediatamente.
 
 
 
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Edilson Alencar em Presidente Médici?
Você acredita que pets deveriam ser permitidos em praças de alimentação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS