ALIMENTAÇÃO: Popeye estava certo! Espinafres aumentam massa muscular, diz estudo

Surpreendentemente, investigadores revelam que a ecdisterona, hormona encontrada no vegetal, está proibida para atletas por risco de doping.

ALIMENTAÇÃO: Popeye estava certo! Espinafres aumentam massa muscular, diz estudo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem não se recorda do Popeye? A personagem já icónica que cada vez que se encontrava em apuros revelava a sua arma secreta – engolia uma lata de espinafres e era tomado por uma força tamanha capaz de combater qualquer ‘mauzão’ que aparecesse no seu caminho.

 

Trata-se, afinal, de um desenho animado, embebido de fantasia, mas a força do marinheiro Popeye pode ter alguma explicação científica. Um estudo publicado na revista Archives of Toxicology concluiu que a ecdisterona, hormona presente nos espinafres, pode de facto estimular o crescimento muscular.

 

A pesquisa envolveu 46 pessoas e testou os efeitos de esteroides no corpo humano. Os participantes, que já tinham o hábito de praticar musculação, realizaram durante dez semanas a mesma rotina de exercício físico, mas foram divididos em grupos: um recebeu suplementos com ecdisterona, outro um placebo e o terceiro, nenhum dos dois.

 

O grupo que ingeriu a substância (200 mg a 800 mg por dia) teve um aumento de massa muscular de 1,5 kg a 2 kg e também melhorou a performance no teste de repetição máxima — quando coloca a carga máxima com a qual consegue fazer um único levantamento de supino.

 

Nós esperávamos uma melhoria na performance, mas não achamos que seria tanto”, disse Maria Parr, do Instituto Farmacêutico de Berlim, à imprensa alemã. "Recomendamos à Agência Mundial Antidoping que a substância seja acrescida à lista de doping. Achamos que, se ela melhora a performance, então é uma vantagem injusta e deveria ser eliminada”.

 

Durante a experiência os cientistas certificaram-se de que os suplementos continham apenas ecdisterona na sua composição e reforçaram que a hormona não mostrou efeitos nocivos no fígado ou nos rins. O resultado pode reforçar o interesse em usar o anabolizante natural na melhoria de performance física.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS