Priorizar alimentos orgânicos pode pesar mais na carteira, mas pode trazer benefícios a longo prazo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os alimentos orgânicos são mais caros mas apresentam muitos benefícios à saúde. Um estudo francês, publicado na recentemente na JAMA Internal Medicine e pago com fundos públicos e governamentais, acompanhou 70 mil adultos (em sua maioria mulheres) durante cinco anos, e concluiu que as pessoas que consumiam com frequência alimentos orgânicos tinham 25% menos risco de câncer do que as que nunca priorizavam este tipo de alimento.
Ainda de acordo com a pesquisa, quem ingeria hortifruti, laticínios e carne orgânicos tiveram uma incidência bem menor de linfomas e redução significativa nos casos de câncer de mama pós-menopausa.
"Esperávamos encontrar uma redução, mas esse resultado é muito mais significativo", afirmou Julia Baudry, principal autora do estudo e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Estatística Sorbonne Paris Cité, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, segundo o Viva Bem, do UOL.
"Do ponto de vista prático, os resultados ainda são preliminares e não são suficientes para alterar as recomendações dietéticas sobre a prevenção do câncer", disse o doutor Frank B. Hu, autor do comentário e presidente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!