Música nos restaurantes influencia aquilo que se come

Música mais suave teria um efeito calmante e faz com que o cliente opte por pratos mais saudáveis

Música nos restaurantes influencia aquilo que se come

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ovolume sonoro da música que toca nos restaurantes tem um efeito sistêmico no tipo de comida que pede, sugere uma nova pesquisa.

 

Se se vir a optar por um cheeseburguer e batatas fritas, ao invés de uma salada, o seu desejo natural por comida mais gordurosa pode não ser o único culpado. De fato, a preferência por alimentos menos saudáveis em detrimento de comidas mais equilibradas pode estar sendo diretamente influenciada pela atmosfera do restaurante onde está jantando.

 

O novo estudo publicado no periódico Springer revelou recentemente que o volume da música pode estar afetando as escolhas dos clientes, já que impacta diretamente no ritmo cardíaco e nos níveis de excitação.

 

Assim, música mais suave teria um efeito calmante e faria com que o cliente opte por pratos mais saudáveis, enquanto que ambientes mais barulhentos aumentam os índices de estimulação e de estresse, incitando as pessoas a escolherem comida menos saudável.

 

“Os restaurantes e os supermercados podem utilizar a música ambiente estrategicamente de modo a influenciarem o comportamento dos consumidores”, explicou o autor do estudo, o professor doutorado Dipayan Biswas, da Universidade de South Florida, nos Estados Unidos.

 

“A atmosfera dos espaços comerciais é cada vez mais um ponto estratégico chave”, acrescentou. Como parte da pesquisa, Biswas conduziu uma experiência num café em Estocolmo, na Suécia, onde vários gêneros de música foram tocados separadamente a 55Db e a 70Db.

 

Analisando o comportamento dos clientes durante vários dias e horas, os dados revelaram que mais de 20% dos indivíduos tinha optado por alimentos pouco saudáveis quando expostos ao som de música alta, comparativamente aqueles que fizeram o seu pedido num ambiente mais sossegado.

 

Este estudo vem após uma outra experiência realizada num restaurante da McDonald’s, na área metropolitana de Shepherd’s Bush, em Londres. O restaurante era conhecido pelos clientes desordeiros que o frequentavam habitualmente, e viu o ambiente anti social característico daquele espaço mudar quando optaram por tocar música clássica.

 

Então, já sabe onde vai jantar?

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS