O Brasileirão passou a ser disputado pelo sistema de pontos corridos em 2003. Os tempos eram outros e sequer existia uma única
casa de aposta. Mais de 20 anos depois, podemos dizer que foi uma sábia decisão da CBF. Afinal, esse formato costuma proporcionar emoção em todos os cantos da tabela de classificação e várias pequenas decisões surgem ao longo dos campeonatos.
Confrontos entre candidatos ao título e equipes que brigam para fugir da zona do rebaixamento são comuns. A melhor parte é que muitas vezes um alto nível de equilíbrio é visto até mesmo nestes casos, tornando a competição surpreendente e dinâmica, com constantes alterações na tabela e nos objetivos de cada time.
Nesta página, você confere quais foram as melhores campanhas da história do Brasileirão nos pontos corridos.
Flamengo - 2019
A chegada de Jorge Jesus ao Flamengo em julho de 2019 marcava um dos períodos mais memoráveis da história do Rubro-Negro. Ainda que tenha tido apenas metade da temporada para buscar os seus objetivos, foi mais que o suficiente para o treinador português.
Além de sagrar-se campeão do Brasileirão com 90 pontos, a maior pontuação da história desde que a competição passou a ser disputada por 20 clubes, em 2005, a equipe também venceu a Libertadores em uma das finais mais memoráveis de todos os tempos.
Na ocasião, o Flamengo perdia para o River Plate até os 88 minutos de jogo, quando a estrela de Gabriel Barbosa brilhou e o atacante virou o jogo em menos de três minutos. Com isso, o Mengão voltava a ser campeão da América após quase 40 anos da última conquista.
Em julho de 2020, Jorge Jesus deixou a equipe com números impressionantes. Inclusive, a curiosa estatística de mais títulos conquistados do que derrotas sofridas. Foram cinco troféus e apenas quatro reveses em toda a sua trajetória.
Atlético-MG - 2021
A temporada de 2021 foi mais que especial para o Galo e o motivo é bastante simples. Ao conquistar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão, a equipe foi coroada com a cobiçada tríplice coroa. Por pouco os feitos não foram ainda maiores, já que chegou até a semifinal da Libertadores daquele ano, quando foi eliminado pelo Palmeiras pelo placar mínimo.
No entanto, há algo que merece ser ressaltado por nós. Como se conquistar o Brasileirão 50 anos depois do último título não fosse motivo de orgulho o suficiente, a equipe decidiu cravar a segunda maior pontuação da história da competição com 84 pontos conquistados.
Corinthians - 2015
Apesar de ter vencido apenas o Brasileirão em 2015, o Corinthians daquela época certamente seria um time digno de
esporte bet nos dias atuais. Afinal, fez a terceira melhor campanha da história da competição ao conquistar 81 pontos.
Além da vantagem de 12 pontos para o Atlético-MG, 2º colocado, a equipe teve o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Foram 71 gols marcados e apenas 31 gols sofridos. Foi o único time, ao lado de Grêmio e Cruzeiro, que sofreu menos gols do que jogos disputados naquele ano.
Para completar, o Timão teve cinco jogadores incluídos na ‘Seleção do Campeonato’, além do técnico Tite. Renato Augusto, ídolo do time até os dias atuais, foi eleito o craque da competição.