ESPORTE E LAZER: Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro

As aulas gratuitas acontecem em dois polos em Porto Velho

ESPORTE E LAZER: Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de estimular a inclusão social, agregando esporte, luta, dança e cultura popular, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), vem transformando a vida de cerca de 50 crianças e jovens do programa Talentos do Futuro que praticam a modalidade de capoeira.
 
A capoeira, uma expressão cultural brasileira que combina dança, acrobacias, ginga, luta e brincadeiras, é ideal para promover o desenvolvimento físico e emocional dos alunos, promovendo ainda a autoconfiança e sociabilidade.
 
O programa Talentos do Futuro proporciona uma experiência social enriquecedora - Foto: André Oliveira
 
O programa oferece aulas gratuitas em dois polos da cidade: na quadra Sérgio Carvalho no bairro Esperança da Comunidade, e na Associação de Moradores do bairro Jardim Santana. Os atletas recebem uniformes, instrumentos musicais da capoeira e ainda lanche nos dias de treino.
 
Os alunos aprendem técnicas e aspectos históricos e culturais da capoeira como uma arte marcial genuinamente brasileira. Tudo é realizado usando a prática do esporte como uma ferramenta de transformação da realidade dos capoeiristas. As atividades são conduzidas pelo mestre Kuka, que não só compartilha a técnica, mas também a história e a filosofia por trás dessa arte.
 
O programa oferece aulas gratuitas em dois polos da cidade - Foto: André Oliveira
 
O programa Talentos do Futuro proporciona uma experiência social enriquecedora, criando um senso de comunidade e apoio entre os participantes. Gabriel Natan, 14 anos de idade, pratica a modalidade há 3 anos e apresenta bons resultados com os treinos. "No início foi um pouco difícil, mas com os treinos fui melhorando, e hoje gosto muito de treinar capoeira aqui no Esperança da Comunidade", disse Gabriel.
 
Quem conheceu a capoeira há 5 anos foi a atleta Isabela Santorine, que tem 12 anos de idade. A capoeirista treina na quadra Sérgio Carvalho e faz questão de comparecer sempre aos treinos. "É uma alegria treinar capoeira no Talentos do Futuro. Nossas aulas são maravilhosas e o mestre ajuda os alunos que têm mais dificuldade", finaliza.
 
Nos últimos anos, com investimentos da Prefeitura de Porto Velho, foi possível o crescimento da modalidade. De acordo com a secretária da Semes, Ivonete Gomes, com o programa os alunos têm uma perspectiva de futuro melhor com o esporte. "É uma imensa alegria ver a evolução dos nossos capoeiristas. Nosso programa tem essa finalidade de proporcionar saúde e cidadania para os alunos", conclui a secretária.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS