Brasil garantiu vaga ao vencer a Colômbia e conta com nova geração talentosa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Falta menos de um ano para a Copa do Mundo do Qatar, cuja abertura está marcada para 21 de novembro de 2022. Treze seleções já têm vaga garantida no mundial: Brasil, Argentina, o próprio Qatar e mais dez seleções da Europa.
A decepção, por ora, está por conta de Portugal e Itália, que fracassaram em alcançar o primeiro lugar nos seus grupos nas eliminatórias e terão que jogar a repescagem da Uefa para obter a classificação para a Copa.
Ainda assim, Portugal e Itália continuam figurando entre as seleções favoritas para se tornar campeã do mundo daqui a um ano no Oriente Médio. Apesar de faltar tempo, os favoritos já estão se destacando. Receba seu código bônus bet365 e confira mais informações sobre a disputa do mundial e como fazer para indicar, você também, qual seleção você acha que vai erguer a taça da Copa do Mundo 2022.
A situação do Brasil
No empate em 0 a 0 contra a Argentina, a Seleção Brasileira mostrou resultados positivos da renovação promovida pelo técnico Tite. O quarteto ofensivo formado por Lucas Paquetá, Vini Jr., Raphinha e Matheus Cunha suportou bem a pressão do Estádio Bicentenário em San Juan. Vini e Cunha tiveram boas chances, e Paquetá foi responsável por coordenar o ritmo do ataque.
Com a aposta por jovens promissores dando certo, o Brasil melhora suas perspectivas quanto à Copa do ano que vem em um cenário em que o futebol europeu mostra uma qualidade cada vez mais superior em relação à América do Sul.
Ao vencer a Colômbia no dia 11, o Brasil foi o quarto time a se classificar e o primeiro da América do Sul. Com a vitória, a seleção de Tite assegurou que terminará as eliminatórias nas quatro primeiras posições, que classificam diretamente para a Copa.
No jogo seguinte, no dia 16, o Brasil empatou com a Argentina, o que levou a seleção de Lionel Messi a também garantir vaga no mais importante torneio de futebol do mundo.
O Brasil, figura na primeira colocação das eliminatórias da América do Sul, com 35 pontos e seis de vantagem sobre a Argentina, está com 89,7% de aproveitamento. A seleção possui 11 vitórias, dois empates e nenhuma derrota.
As demais seleções classificadas
Por ser o anfitrião, o Qatar vai jogar para a Copa. A seleção qatari nunca havia participado de edições da Copa do Mundo e, atualmente, ocupa o 51º lugar no ranking da Fifa – uma das suas melhores colocações na história.
Europa
As dez seleções europeias classificadas são aquelas que ficaram em primeiro lugar nos seus grupos das eliminatórias. Os alemães e os dinamarqueses foram os únicos que se classificaram antecipadamente, nos dias 11 e 12 de outubro.
A Alemanha se classificou ao golear a Macedônia do Norte por 4 a 0. A Dinamarca, ao vencer a Áustria por 1 a 0.
Os outros oito grupos só tiveram seus primeiros lugares definidos nas duas últimas rodadas, disputadas na semana passada. Os líderes desses grupos, classificados para o Qatar são Inglaterra, França, Bélgica, Espanha, Suíça, Croácia e a seleção holandesa.
Os segundos colocados de cada grupo vão se juntar aos dois melhores líderes dos grupos da Uefa Nations League que ainda não se classificaram para a Copa para disputar a repescagem europeia, da qual sairão mais três classificados para o Qatar – já que a Uefa possui 13 vagas na Copa.
As equipes que vão para a repescagem sã, Suécia, Ucrânia, Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia, Áustria, República Tcheca, Portugal e Itália
Todos os outros membros da Uefa estão eliminados – entre eles Irlanda, Hungria, Eslováquia e Grécia.
América do Sul
Enquanto isso, na América do Sul, além de Brasil e Argentina, que já estão classificados, a Colômbia e o Equador estão na zona de classificação para a Copa
O Peru ocupa o quinto lugar, que garante vaga para a repescagem internacional. Porém, todas as dez seleções da Conmebol ainda têm chances matemáticas de se classificar.
Ásia
Na Ásia, estão na zona de classificação Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Japão – embora os japoneses estejam lutando pelo seu lugar contra a Austrália.
África
Na África, dez seleções estão definidas para a terceira fase das eliminatórias: Argélia, Tunísia, Nigéria, Camarões, Mali, Egito, Gana, Senegal, Marrocos e República Democrática do Congo. Elas serão divididas em cinco duelos, e o vencedor de cada duelo se classifica para a Copa.
Américas do Norte e Central
EUA, México e Canadá são as seleções que estão na zona de classificação nas eliminatórias das Américas do Norte e Central, mas nenhuma equipe está garantida na Copa. O Panamá está em quarto lugar, que classifica para a repescagem intercontinental.
Oceania
As eliminatórias da Oceania ainda não começaram. A região possui meia vaga na Copa, o que significa que o vencedor das eliminatórias precisa ainda passar pela repescagem intercontinental.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!