PARALÍMPIADAS ESCOLARES: Movidos pela superação, paratletas de Rondônia encaram competição

A delegação de Rondônia desembarcou na cidade sede das Paralimpíadas na manhã de segunda-feira, trazendo 56 componentes

PARALÍMPIADAS ESCOLARES: Movidos pela superação, paratletas de Rondônia encaram competição

Delegação paralímpica de Rondônia / Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dedicação e preparação com a motivação pelo esporte movimenta cada paratleta de Rondônia que está vivendo o sonho de participar da edição 2019 da Paralimpíadas Escolares que começaram com atividades na segunda-feira, 18, com competições durante toda a semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP). A finalidade das Paralímpiadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

 

A delegação de Rondônia desembarcou na cidade sede das Paralimpíadas na manhã de segunda-feira, trazendo 56 componentes entre técnicos e alunos paratletas das escolas das redes estadual, municipal e particular, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O Estado vai competir com alunos paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação. Os paratletas são acompanhados durante o ano por professores das modalidades esportivas, preparados por meio de etapas classificatórias (competições municipal, estadual e regional), para competirem em nível nacional nas Paralimpíadas.

 

Nas malas, cada paratleta trouxe, além da força e determinação, o sonho de um dia poder defender o Brasil em competições internacionais. As Paralimpíadas Escolares também surgem como uma vitrine para revelar valores como aconteceu com o rondoniense Mateus Evangelista, sendo um dos principais paratletas do Brasil em competições internacionais, como Jogos Parapan-Americanos, Mundial de Atletismo Paralímpico, Paralimpíadas. Mateus Evangelista passou a ser um referencial para os jovens paratletas de Rondônia que hoje buscam mostrar seus potenciais. Mateus Evangelista alçou voos maiores a partir da Paralimpíadas Escolares logo no início de sua trajetória.

 

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares e também são ícones para os jovens paratletas.

 

O chefe da delegação rondoniense, Ítalo Rodrigo, enalteceu a participação de cada aluno paratleta e chamou a atenção para a importância do apoio e incentivo que o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação,  tem dado para que os alunos pudessem realizar o sonho pela disputa de mais uma Paralimpíadas Escolares. Ítalo destaca que no Estado há bons trabalhos e resultados excelentes em todas as categorias, sendo de fundamental importância que todos se engajem nesse propósito e garantir que a cada ano mais alunos paratletas possam realizar o sonho de estarem participando de uma competição.

 

O esporte paralímpico é um movimento que está crescendo a cada ano. O Governo de Rondônia está trabalhando para que o Estado mantenha os melhores resultados, ou seja, para que ocorra uma evolução. No ano passado, por exemplo, Rondônia ficou em quinto lugar na classificação geral. O bom, é saber que estamos sendo referência para outros Estados pelo trabalho e organização que apresentamos todos os anos nas Paralimpíadas Escolares”, disse Ítalo.

 

A cerimônia de abertura será nesta terça-feira, 19, às 19h30 (de Brasília), no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi. A partir da manhã de quarta-feira, 20, as disputas serão realizadas no CT Paralímpico, em São Paulo. O Governo de Rondônia garantiu todo o transporte dos alunos paratletas e treinadores, desde o deslocamento da cidade de origem. A delegação de Rondônia está hospedada no Hotel Holiday INN, juntamente com  delegações de outros estados.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS