A delegação rondoniense é composta por alunos paratletas de escolas das redes estadual, municipal e particular, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
bocha está entre as modalidade disputadas / Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em fase de recebimento das documentações dos 56 alunos paratletas de Rondônia, o Estado se prepara para participação nas Paralimpíadas Escolares, que acontece de 18 a 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Os jovens estudantes, entre homens e mulheres, disputarão nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação.
A delegação rondoniense é composta por alunos paratletas de escolas das redes estadual, municipal e particular, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Todos os paratletas são acompanhados durante o ano por professores das modalidades esportivas, preparados por meio de etapas classificatórias (competições municipal, estadual e regional), para competirem em nível nacional, nas Paralimpíadas.
A Paralimpíada tem o objetivo de fomentar e estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual na prática de esportes, em um ambiente para desenvolvimento de destaques esportivos paraolímpicos, utilizando a prática como fator de integração e intercâmbio sociocultural, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante.
“Aguardamos com muita expectativa a participação da delegação, ansiando a possibilidade de mantermos a posição que atingimos ano passado de quinto lugar ou melhorar, apesar da renovação de atletas”, disse Ascânio Marcos Santos, técnico da Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A renovação dos paratletas se dá conforme a idade que contempla as categorias infantil e juvenil.
O Governo do Estado apoia a participação da delegação rondoniense paralímpica de estudantes com o transporte aéreo. Conforme a gerência, as passagens estão sendo providenciadas com custo reduzido. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) suporta os participantes com hospedagem, translado interno e alimentação.
Os dias de paralimpíadas são como uma vitrine para a inserção na Seleção Brasileira Paralímpica. Rondônia já é destaque nacional, com diversos atletas que competem pela Seleção Brasileira e começaram nas escolas, “que é o berçário de todo o elenco nacional”, declarou Ascânio.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!