MUDANÇAS: CBF muda Série D em 2020, amplia campeonato e altera formato da fase de grupos

Entidade divulga novo calendário e comunica que Quarta Divisão começará no dia 3 de maio, com final no dia 22 de novembro

MUDANÇAS: CBF muda Série D em 2020, amplia campeonato e altera formato da fase de grupos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


A divulgação do calendário do futebol brasileiro 2020, na tarde desta quinta-feira, veio acompanhada de uma notícia importante para os 68 clubes da Série D do Campeonato Brasileiro. No próximo ano, a Quarta Divisão será maior e teve o número de datas ampliado. Em comunicado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que a competição será estendida para 26 datas, com um novo modelo de disputa. O início da Série D de 2020 acontece no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.
 


A Série D do Brasileiro passa das atuais 16 datas para 26. Para ampliar a competição no calendário, a CBF anunciou uma mudança na fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes. A entidade ainda não detalhou como será essa fase.
 


Assim, a fase de grupos da Série D contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.
 


Depois de quatro anos, a Série D passa a ter um novo formato. Em 2016, a Quarta Divisão teve um inchaço de clubes, passou de 40 para 68 participantes. Os times eram divididos em 17 grupos, com quatro equipes em cada, e a competição acabou organizada para ser encerrada entre os meses de setembro e agosto, motivo de críticas por parte de jogadores e dos clubes, que questionavam o porquê de uma competição curta. Atletas chegaram a protestar publicamente o fato da fase de grupos encerrar em junho, no primeiro semestre do ano e relataram situação de desemprego.
 


Segundo a CBF, "o calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição".


 
O QUE MUDA NA PRÁTICA?


Com a alteração de 16 para 26 datas, a Série D em 2020 amplia a quantidade mínima de jogos de um clube. De 2016 até 2019, um time jogava apenas seis datas na fase de grupos, menos de dois meses. Agora, esse número será de 14, com a fase de grupos com oito clubes.


 
COMO FOI A SÉRIE D EM 2019?
1ª fase: 04 de maio a 09 de junho
2ª fase: 17 de junho e 23 de junho
3ª fase (oitavas de final): 30 de junho e 7 de julho
4ª fase (quartas de final): 14 de julho e 21 de julho
5ª fase (semifinais): 28 de julho e 04 de agosto
6ª fase (final): 11 de agosto e 18 de agosto


 
SÉRIE D 2020


Pré-Serie D: 8 equipes
Fase de grupos: oito chaves com oito times
3ª fase: início do mata-mata com os 32 classificados
Oitavas de final
Quartas de final
Semifinais
Final
 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS