"INCLUSÃO DIVERTIDA": ParaCopa Sesc movimenta quadra, pista e piscina em Porto Velho

Paratletas da capital participam de ParaCopa que teve início no dia 3 de outubro e seguirá até o próximo dia 6.

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No total são seis modalidades, sendo elas: atletismo, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas, futebol 7, bocha e natação que tem movimentado os paratletas na ParaCopa do Sesc, em Porto Velho. O evento iniciou no dia 3 de outubro e seguirá até o próximo dia 6. Além da participação dos paratletas, a ParaCopa também é aberta à comunidade que queira conhecer mais sobre o universo dos competidores em individual de cada modalidade.

 

Basquete em cadeira de rodas é uma das modalidades na ParaCopa — Foto: Jheniffer Núbia

Basquete em cadeira de rodas é uma das modalidades na ParaCopa — Foto: Jheniffer Núbia

 

O objetivo do evento é a “inclusão invertida”. O termo, que parece algo novo, é explicado pelo coordenador de esportes da ParaCopa, Alex Sarmento.

 

- Se trata de empatia. O evento é aberto a todos. As competições também, e a pessoa que queira sentir na pele como é jogar tendo alguma deficiência o próprio paratleta o orientará. A pessoa pode tentar se equilibrar na cadeira de roda e com a outra mão tentar jogar com a bola. O evento é para todos - explica.

 

Professora Suzi com aluno Rodrigo  — Foto: Jheniffer Núbia

Professora Suzi com aluno Rodrigo — Foto: Jheniffer Núbia

 

Para a professora Suzi dos Reis, do Centro de Ensino Especial (Cene), que curtia o evento, mas não desgrudava o olhar do aluno Rodrigo, que tem autismo e amou a mesa de troféus e medalhas, conta que a ParaCopa é um meio de festejar todo o trabalho que são realizados nas escolas e instituições.

 

- A ParaCopa veio para abrilhantar nossos alunos de inclusão, pois conseguimos colocar quase toda Ceni para participar como o Apae, Ama, ou seja, todas as escolas especiais de Porto Velho junto de algumas entidades da capital que conseguiram trazer os atletas para participarem. Na verdade tudo isso aqui é uma grande festa, para brilhantarem nosso trabalho nas escolas - fala.

 

Daniel Dias ao lado do amigo Wilson — Foto: Jheniffer Núbia

Daniel Dias ao lado do amigo Wilson — Foto: Jheniffer Núbia

 

Jogador de basquete em cadeira de rodas, Daniel Alves, enquanto dava um tempo para a próxima partida e conversava com o amigo Wilson, ressaltou a importância da realização de eventos como a ParaCopa.

 

- A inclusão hoje já tem o abraço da sociedade. Esse tipo de evento realmente veio para ajudar para que possamos mostrar a nossa capacidade como atletas.

 

Exposição de fotografias de parateltas em cadeira de rodas — Foto: Jheniffer Núbia

Exposição de fotografias de parateltas em cadeira de rodas — Foto: Jheniffer Núbia

 

Além das competições em um espaço próximo as quadras do local, estava a exposição de fotografia de atletas em cadeira de rodas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS