Sem conseguir reencontrar sua identidade, o time já perdeu 17 vezes em 2018
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Corinthians chegou a quatro jogos seguidos sem vencer no Campeonato Brasileiro em uma temporada marcada por seguidas mudanças e derrotas que se acumulam. Sem conseguir reencontrar sua identidade, o time já perdeu 17 vezes em 2018. Nem na temporada do rebaixamento, em 2007, os corintianos tiveram número semelhante.
A rotina de tantas derrotas é incomum na história recente do clube. Na mesma altura da temporada 2017, por exemplo, a equipe então dirigida por Fábio Carille só havia perdido três vezes. Até mesmo no ano do rebaixamento, para efeito comparativo, o Corinthians tinha sido derrotado em 13 jogos. A atual situação, depois do 17º resultado negativo, inspira cuidados.
Batido pelo Fluminense, o presidente Andrés Sanchez foi aos microfones para defender o treinador Osmar Loss, pressionado por um aproveitamento de 38% no cargo que assumiu há três meses. Em seu depoimento, o mandatário reconheceu que as responsabilidades devem ser divididas. Loss, por sua vez, admitiu os números ruins, apesar de falar pouco sobre a baixa produção no Maracanã.
"O aproveitamento é baixo, não é isso que a gente esperava, preocupa. Precisamos melhor fora e retomar a confiança. Dividimos as atenções com outras competições e tivemos queda no Brasileiro. São coisas que precisamos discutir para encontrar soluções", declarou o ex-auxiliar técnico.
Se a temporada passada foi marcada por estabilidade, 2018 é o ano de mudanças. As transformações não param desde o título brasileiro: foram 15 jogadores contratados, saídas importantes como Balbuena, Maycon e Rodriguinho, além de uma comissão técnica desfeita. Não apenas com Fábio Carille, mas outros cinco auxiliares, em cenário idêntico à 2016.
Além de um ataque que vive seca, a maior marca do time se perdeu: a força defensiva. Dono dos melhores números do Brasileiro em três das últimas seis edições, o Corinthians voltou a ser batido pelo Fluminense. O goleiro Cássio, presente em todas essas campanhas, citou o fato.
"A gente vem trabalhando, se esforçando, mas toma gols em detalhes. Em bola parada, sempre fomos muito fortes. Não é hora de achar culpados, é trabalhar. (...) É tentar melhorar, errar o menos possível, voltar a fazer as equipes sangrarem para fazer um gol na gente", pediu.
Cada vez mais distante dos primeiros colocados do Brasileiro, o Corinthians caiu para a oitava posição. No fim de semana, recebe o lanterna Paraná, em jogo que pode dar fôlego ou colocar pressão ainda maior sobre Loss, mesmo que defendido internamente e externamente pelo presidente Sanchez.
Confira o número de derrotas do Corinthians*:
2018 - 17 derrotas
2017 - 10 derrotas
2016 - 17 derrotas
2015 - 10 derrotas
2014 - 15 derrotas
2013 - 14 derrotas
2012 - 13 derrotas
2011 - 14 derrotas
2010 - 14 derrotas
2009 - 15 derrotas
2008 - 10 derrotas
2007 - 23 derrotas (13 derrotas até 23 de agosto)
* Números até o fim de cada temporada
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!