Desde o início dos anos 2000, o Internacional se consolidou na disputa por "coisas grandes"
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Paolo Guerrero chega ao Internacional nesta quarta-feira (15). Às 9h55 (de Brasília) uma multidão de colorados é aguardada no aeroporto Salgado Filho para recepcionar o peruano de 34 anos que assinou contrato até agosto de 2021. E sua chegada serve como alavanca para o clube voltar ao cenário de protagonista.
Desde o início dos anos 2000, o Internacional se consolidou na disputa por "coisas grandes". Passadas décadas distante das glórias, o alvirrubro foi vice-campeão brasileiro de 2006, ganhou Libertadores e Mundial de Clubes em 2006, Recopa em 2007, Sul-Americana em 2008, foi vice-campeão brasileiro e da Copa do Brasil e conquistou a Copa Suruga Bank em 2009, ganhou a Libertadores em 2010, Recopa em 2011, mas de 2012 em diante limitou-se a celebrar conquistas estaduais.
O pior veio em 2016, quando depois de alijado do protagonismo o Internacional sofreu o golpe mais duro de sua história. Foi rebaixado para Série B pela primeira vez.
Ano passado disputou a segunda divisão, subiu como vice-campeão e passou por um processo de reconstrução. Contratou jogadores pensando a longo prazo, tentou reestruturar o clube financeiramente, recuperar o posto no mercado de transferências, reconquistar a torcida que havia se acostumado a unir-se na vibração pelos títulos, mas acabava participando cada vez mais de atos de protesto. Sofreu, mas voltou.
De volta a elite, o Colorado ainda se via em processo de reconstrução. Oscilou, não ganhou o Gauchão, caiu cedo da Copa do Brasil. Mas o crescimento que havia sido plantado no início do projeto deu sinais de resultado e as vitórias vieram. Faltava, porém, algo para recolocar o clube em evidência. E veio com Guerrero.
A contratação do peruano não significa apenas a chegada de um jogador de qualidade, é um ato simbólico do Inter no mercado de transferências, no cenário do futebol nacional. Uma alavanca para voltar ao protagonismo. Mesmo que não conquiste o título do Brasileiro, um ato que o coloca de novo na briga por ele. Hoje o Colorado é terceiro colocado, três pontos atrás do líder São Paulo.
"Temos que parabenizar a diretoria, o Guerrero é um grande jogador, que chega para ajudar muito com sua qualidade, com seu esforço, no grupo que temos montado", disse o técnico Odair Hellmann. "Não é fácil para um clube com a história do Inter ter caído no ano passado. Como o Internacional vem reagindo também dentro de campo, a vinda de mais um jogador desse quilate tem tudo para alavancar novas receitas", concordou o diretor executivo Rodrigo Caetano.
Projeto ambicioso e apresentação estilo Europa
A apresentação de Guerrero será estilo Europa. O jogador desembarcará no aeroporto da capital gaúcha pela manhã, irá até o estádio Beira-Rio, concederá entrevista coletiva na sala de imprensa normalmente utilizada apenas após os jogos e posteriormente vai ao campo receber o carinho dos torcedores. O Internacional espera presença importante de aficionados tanto no desembarque quanto em sua casa.
O projeto com Paolo Guerrero vai além do campo. A Nike, fornecedora de material esportivo do clube e parceira na contratação do atacante, já planeja uma série de ações de marketing no Brasil e no Peru. Ídolo por lá, a ideia é projetar o nome do Internacional no mercado sul-americano.
Enquanto isso, a direção vermelha pretende ampliar o número de associados. Motivados pela boa campanha e a chegada de um atleta deste porte, a meta é crescer substancialmente o quadro que atualmente aponta 103 mil sócios ativos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!