FUTEBOL: Com Copa no caminho, times da Libertadores mudam de cara para o mata-mata

Taça mais cobiçada do continente volta a estar em disputa a partir desta terça-feira

FUTEBOL: Com Copa no caminho, times da Libertadores mudam de cara para o mata-mata

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Copa Libertadores da América volta a estar sob holofotes a partir desta terça-feira (7), quando tem início a fase de oitavas de final. Seis times brasileiros estão vivos na busca pelo título continental, mas a disputa tem contexto muito diferente daquele da fase de grupos, que terminou há mais de dois meses e teve a Copa do Mundo e o mercado da bola no caminho.

 

Um dos favoritos argentinos perdeu seu melhor jogador; um concorrente brasileiro sofreu várias perdas; e o único representante chileno passou a viver crise nos bastidores. Abaixo, segue a lista do que mudou nos 16 clubes que protagonizam os jogos das oitavas de final.

Grêmio x Estudiantes (ARG)

 

O atual campeão da Libertadores perdeu Arthur, que foi vendido ao Barcelona, mas aparenta estar tão forte quanto era antes da parada da Copa do Mundo. Já o Estudiantes de La Plata agradeceu demais o período sem jogos: a campanha no primeiro semestre foi ruim demais, salva pela classificação às oitavas da Libertadores na última bola. O treinador Leandro Benítez, que havia assumido em maio, teve um tempinho para moldar sua equipe e mudar bastante: são cinco reforços, todos relacionados para o jogo de ida — incluindo o atacante Albertengo, que deve ser titular às 21h45 (de Brasília) desta terça (7).

 

Libertad (PAR) x Boca Juniors (ARG)

 

Ao time paraguaio caiu muito mal a parada na Libertadores. Desde a fase de grupos, o Libertad demitiu seu treinador e ainda não encontrou um substituto, de modo que enfrenta o Boca Juniors com um técnico interino e sob enorme pressão por ocupar a lanterna do Campeonato Paraguaio após quatro rodadas. Já os xeneizes mantêm a base do time campeão argentino há três meses, além de terem incluído no elenco o atacante Zárate, que chega para ser titular, e o goleiro Andrada, que ainda não joga às 19h30 (de Brasília) desta quarta (8).

 

Corinthians x Colo-Colo (CHI)

 

Talvez a equipe mais modificada desde o fim da fase de grupos da Libertadores seja o Corinthians, que neste período perdeu o treinador, quatro titulares (Balbuena, Sidcley, Maycon e Rodriguinho) e cinco profissionais da comissão técnica. Agora Osmar Loss tenta reconstruir o time, tendo às 21h45 (de Brasília) desta quarta (8) um teste de fogo. Do outro lado, o Colo-Colo vive uma crise de descontentamento nos bastidores, originada pela ideia do novo diretor técnico em enxugar não só o elenco mas também a comissão técnica.

 

Cruzeiro x Flamengo

 

O único duelo exclusivamente brasileiro nesta fase da Libertadores parece unir dois adversários oscilantes. O time mineiro em grande parte é o mesmo de antes da Copa do Mundo, com a adição de Hernán Barcos ao ataque, mas a fase não é das melhores: se a equipe venceu sete dos oito jogos no mês de maio, nas últimas semanas foram quatro tropeços em sete partidas. Do outro lado, o Flamengo parece sofrer do mesmo mal: o time que voou no Brasileirão vendeu Vinícius Jr. e Felipe Vizeu, e agora é confrontado pela inconsistência. O duelo de ida é às 21h45 (de Brasília) desta quarta (8).

 

River Plate (ARG) x Racing (ARG)

 

Após investir bastante no início do ano, o River Plate não contratou nenhum nome de peso nas últimas semanas, mas pretende que Armani, Quintero, Pratto e cia. mantenham a mesma boa fase como pilares de um time que não perde desde fevereiro. Já do Racing não se sabe exatamente o que se esperar, visto que o time não joga desde maio. A apresentação às 19h30 (de Brasília) desta quinta (9), no entanto, já reserva uma mudança importante: Lautaro Martínez, então sensação da Libertadores, foi vendido e deixou o protagonismo para o não menos goleador Gustavo Bou — o ex-palmeirense Cristaldo também chegou.

 

Atlético Nacional (COL) x Atlético Tucumán (ARG)

 

O campeão de 2016 não é tão forte quanto daquela vez, como a campanha pouco impressionante da fase de grupos sugere. O Atlético Nacional mantém a maior parte da equipe do primeiro semestre, mas perde Andrés Rentería e o veterano Macnelly Torres. O time argentino, por sua vez, contratou sete jogadores sem nenhum deles ser uma estrela reconhecida. O duelo de ida acontece às 21h45 (de Brasília) desta quinta (9).

 

Palmeiras x Cerro Porteño (PAR)

 

Candidato ao título, o Palmeiras trocou Roger Machado por Felipão na tentativa de fazer o elenco render mais. O treinador chega para comandar um elenco que perdeu Keno, mas ganhou os zagueiros Gómez e Freire. Do lado paraguaio, o Cerro curte fase boa e lidera o Clausura após quatro rodadas; desde a Copa do Mundo são cinco jogos sem perder, com três vitórias. O confronto de ida é às 21h45 (de Brasília) desta quinta (9).

 

Santos x Independiente (ARG)

 

O Santos também trocou de técnico nas últimas semanas, contratando Cuca para o lugar de Jair Ventura. No mercado, o time foi atrás de nomes internacionais com experiência: o uruguaio Carlos Sánchez e o costa-riquenho Bryan Ruíz chegam à Vila Belmiro após jogar o Mundial na Rússia. No Independiente, a parada veio a calhar para uma equipe que havia tropeçado em três dos quatro jogos disputados no mês de maio: na estreia no segundo semestre, goleada por 8 a 0 na Copa Argentina. O jogo de ida é às 21h45 (de Brasília) do próximo dia 21.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS