Jogos Escolares são concluídos com cerimônia de premiação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As modalidades de futebol, futsal e handebol finalizaram nessa segunda-feira (17) a etapa estadual juvenil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em Vilhena. Exceto no futebol de campo, os campeões estão classificados para a etapa nacional juvenil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que serão realizados de 10 a 19 de novembro, em João Pessoa (PB).
As partidas finais ocorreram simultaneamente no período da manhã, em três praças esportivas. Pelo cronograma da organização do Joer, foram realizadas as disputas do 3° e 4° lugares e, em seguida, as partidas que definiram os campeões e vice-campeões nas três modalidades coletivas. Apenas no futebol não houve disputa no gênero feminino.
O campeão no futebol de campo foi o time da escola Major Guapindaia, de Porto Velho, que venceu pelo placar de 4 a 2 a escola Frei Henrique, de Cacaulândia, estreante nos Jogos Escolares. O terceiro lugar ficou com a escola César Cassol, de União Bandeirantes. As finais ocorreram no Estádio Portal da Amazônia.
“O pódio é gratificante porque temos um núcleo esportivo dentro da escola pública. Tirar meninos da marginalidade e trazê-los para o esporte é o valor desse ouro”, disse o auxiliar técnico Ivair Godinho, da escola Major Guapindaia.
No futsal masculino, a escola Simon Bolivar, de Guajará-Mirim, ficou com o ouro após vencer por 4 a 2, nos pênaltis, a escola Major Guapindaia, de Porto Velho, que ficou com a prata. O time de Ji-Paraná, da escola José Francisco, garantiu o bronze ao derrotar a escola Aluízio Ferreira, de Rolim de Moura, por 1 a 0 na primeira partida realizada no Ginásio Jorge Teixeira.
“Os meninos erraram muito nas finalizações das jogadas”, avaliou o técnico do futsal masculino de Ji-Paraná, professor Cláudio Roldão, completando que faltou tranquilidade.
“Estávamos muito ansiosos”, disse o capitão da equipe do futsal ji-paranaense, o ala esquerda Leidson Silva.
A equipe feminina, da escola Cândido Portinari, de Rolim de Moura, foi a campeã no futsal ao vencer o time da escola Risoleta Neves, de Porto Velho, pelo placar de 5 a 3, no Ginásio Jorge Teixeira. O bronze ficou com a escola Padre Ezequiel Ramin, de Alta Floresta do Oeste.
No handebol masculino, a maior conquista ficou para a escola Simon Bolivar, de Guajará-Mirim, ao vencer por seis gols o time da escola Clarice Lispector, de Rolim de Moura. O bronze masculino foi para a equipe da escola major Guapindaia, de Porto Velho.
A escola Clarice Lispector, de Rolim de Moura, garantiu a vaga no feminino para João Pessoa, no handebol, ao vencer a equipe da escola Marcelo Candia, de Porto Velho, por uma diferença de sete cestas. Para o técnico, professor André Mioto, o segredo do ouro está no trabalho contínuo. “Tudo começa lá atrás, quando os atletas ainda são bem crianças”, contou Mioto, ressaltando que a partir dos 8 anos as crianças pegam gosto pelo esporte e avançam nos treinamentos até a fase juvenil.
A pentacampeã do handebol da Clarice Lispector, a armadora Mariana, disse que o ouro significa esforço. “É gratificante pelo esforço dos treinos, e agora o reconhecimento de que fomos as melhores em quadra”, disse a menina, acrescentando que a equipe se avigorou no Joer para classificar para a etapa nacional em novembro. As atletas do Ifro, de Ji-Paraná, ficaram com o bronze.
Os pódios das três modalidades coletivas foram realizados no Centro de Convivência dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer).Os resultados oficiais de todas as modalidades individuais e coletivas realizadas no Joer podem ser conferidos a partir da página 44 do Boletim Final em: http://www.seduc.ro.gov.br/jogosescolares/images/pdf/juvenil/2016_BOLETIM_FINAL_FASE_FINAL_JUVENIL.pdf
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!