Exame pode mostrar que Jon Jones se dopava há mais tempo

Quando a situação hormonal se normaliza, o ciclo se repete.

Exame pode mostrar que Jon Jones se dopava há mais tempo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As substâncias reveladas pela Comissão Atlética de Nevada no doping do lutador de MMA Jon Jones indicam que é possível dizer que as drogas usadas por ele servem para esconder um uso mais antigo e recorrente do doping.

O médico Rafael Trindade, um dos maiores especialistas em doping no país, comentou o assunto. "Em doping, estas substâncias são utilizadas no período pós-uso de testosterona, de forma a "acordar" os testículos que ficaram inibidos quimicamente pelo uso da testosterona. As substâncias letrozol e clomifeno servem portanto para minimizar os efeitos deletérios do uso de testosterona, derivados do aumento do estrogênio bem como estimular os testículos para reiniciarem a produção de testosterona natural no período pós ciclo".

VEJA TAMBÉM: Jon Jones cai em exame antidoping e está fora do UFC 200

Segundo a ESPN, o uso de bloqueadores de estrogênio é feito, normalmente, por quem fez uso excessivo de testosterona artificial antes. Ambos são proibidos pelas regras do doping.

Em geral, o ciclo é: o atleta faz o uso da testosterona por um período, depois o interrompe e começa o uso de bloqueadores de estrogênio para minimizar os efeitos colaterais do ciclo anterior. Quando a situação hormonal se normaliza, o ciclo se repete.

Jon Jones já comentou esse ciclo no Twitter, sem dizer, é claro, se era essa a sua prática. "Está completamente correto, cara. Aprendia tudo isso ao longo da última semana. Mas isso não quer dizer que você, de fato, tomava esteroides", postou o ídolo do MMA.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS