Vettel vence com facilidade e fica ainda mais próximo do título

Alemão chegou aos 272 pontos ganhos na tabela, contra 195 de Fernando Alonso.

Vettel vence com facilidade e fica ainda mais próximo do título

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sebastian Vettel está cada vez mais próximo do tetracampeonato mundial de Fórmula 1. Na madrugada deste domingo, o alemão da Red Bull não enfrentou problemas para manter a primeira colocação conquistada no treino classificatório do Grande Prêmio da Coreia do Sul e vencer a prova em pouco mais de 1h43min. Ele agora tem 272 pontos ganhos na tabela, contra 195 de Fernando Alonso.

Os dois carros da Lotus completaram o pódio na Ásia. O finlandês Kimi Raikkonen foi o segundo colocado, seguido pelo francês Romain Grosjean. Atrás deles, ficaram o satisfeito Nico Hulkenberg, Lewis Hamilton e Alonso, que confirmou as suas expectativas negativas e não teve uma boa resposta de sua Ferrari.

Companheiro do espanhol na escuderia italiana e também com dificuldades desde os treinos livres, o brasileiro Felipe Massa acabou atrapalhado por um acidente pouco depois da largada. Foi parar na última colocação e, em uma corrida de reabilitação, não chegou além do nono lugar.

A corrida – Com um semblante tenso, Massa não se sentia muito confiante minutos antes de o GP da Coreia do Sul começar. “Vamos tentar ser melhores do que nos últimos dias”, sintetizou o brasileiro, que (assim como Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari) já não alimentava muitas esperanças de subir no pódio desde a véspera da prova.

A situação ficaria pior para Massa. Pouco depois de uma largada em que a maioria dos pilotos conseguiu manter as suas posições – o pole position Sebastian Vettel não deu nenhuma chance de ultrapassagem para Lewis Hamilton –, os carros se avolumaram no pelotão intermediário. O brasileiro da Ferrari tentou tirar proveito da situação, mas acabou atravessado na pista. Teve sorte de não ser alvo de uma batida – o que não o impediu de ir para a última posição.

Massa ainda atrasou um pouco a sua primeira parada nos boxes, mas teria de fazer uma corrida de recuperação a partir de então. Da mesma maneira que Mark Webber – mais eficaz nessa missão –, punido pela Fia com a perda de dez posições no grid de largada (caiu de terceiro para o 13º posto). Àquela altura, o circuito da Coreia (sem tantos pontos de ultrapassagem) já tinha diversos duelos por posições, como os travados entre Alonso e Kimi Raikkonen e, mais tarde, Nico Hulkenberg pelo quinto lugar.

O mau rendimento da Ferrari, contudo, impedia Alonso de progredir. A diferença para as Red Bulls do líder da prova e do campeonato Vettel e de Webber era gritante, a ponto de o australiano logo avançar à terceira posição – a Lotus de Romain Grosjean estava à frente, na segunda colocação. As Mercedes também corriam bem, porém os seus dois pilotos precisaram superar problemas: Hamilton teve desgaste excessivo dos pneus dianteiros, enquanto Nico Rosberg danificou a sua asa ao tentar ultrapassar o companheiro.

Mas Hamilton, que esbravejava com a equipe no rádio, não era o único prejudicado por causa dos pneus. Passada a 30ª volta, Sergio Pérez estourou um dos seus na segunda reta e deixou bastante borracha na pista. O safety car foi acionado, dando a oportunidade para muitos pilotos irem aos boxes e para os estrategistas das equipes pensarem em suas últimas cartadas.

Na relargada, quem levou a pior foi Webber, cujo carro acabou incendiado após um acidente com Adrian Sutil – para muitas lamentações do veterano e dos mecânicos da Red Bull. Resultado: safety car novamente em ação para paralisar a corrida na Coreia do Sul.

Quando a prova foi reiniciada, Felipe Massa mostrou arrojo para fazer ultrapassagens de uma só vez em Pérez e Esteban Gutiérrez, que brigavam com as Williams de Valtteri Bottas e Pastor Maldonado, e avançar à zona de pontuação. Mais à frente, Alonso também tentou partir ao ataque com a sua Ferrari, porém Hamilton não deu brechas para perder o quinto lugar.

Quem realmente não estava ameaçado era Vettel. Enquanto os demais pilotos se arriscavam por melhores posições, o alemão teve extrema tranquilidade para completar as últimas voltas do GP da Coreia do Sul e receber a bandeirada, seguido pelas eficientes Lotus de Raikkonen e Grosjean.

Confira a classificação final do GP da Coreia do Sul:

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1h43min13s701
2: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – +4s2
3: Romain Grosjean (FRA/Lotus) – +4s9
4: Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – +24s1
5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - +25s2
6: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – +26s1
7: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – +26s6
8: Jenson Button (ING/McLaren) – +32s2
9: Felipe Massa (BRA/Ferrari) – +34s3
10: Sergio Pérez (MEX/McLaren) – +35s1
11: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – +35s9
12: Valtteri Bottas (FIN/Williams) – +47s
13: Pastor Maldonado (VEN/Williams) – +50s
14: Charles Pic (FRA/Caterham) – +1min03s5
15: Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – +1min04s5
16: Jules Bianchi (FRA/Marussia) - +1min07s9
17: Max Chilton (ING/Marussia) – +1min12s9
18: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) – +2 voltas
19: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – +3 voltas
20: Adrian Sutil (ALE/Force India) – +5 voltas

Abandonaram:

Paul di Resta (ESC/Force India) – na 29ª volta 
Mark Webber (AUS/Red Bull) – na 41ª volta

Volta mais rápida:

Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1min41s380

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS