Lei nº. 245/2011 é de autoria do Deputado Jaques Testoni (PSD) de Ouro Preto do Oeste
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem em todas as escolas públicas estaduais é a proposta pedagógica defendida pelo deputado estadual Jaques Testoni (PSD), autor do Projeto de lei nº 245 de 2011, que institui como matéria curricular nas escolas estaduais o jogo do xadrez como suporte pedagógico para outras disciplinas.
Foto: Divulgação
O decreto de aprovação do projeto na Assembleia legislativa foi divulgado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de setembro de 2011. Entre as especificações está: o ensino do jogo de xadrez nas escolas estaduais acontecerá uma vez por semana, em aula com duração máxima de 60 minutos.
A lei foi sancionada pelo Governo do Estado e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) já implantou o jogo de xadrez nas unidades de ensino que implantaram o Projeto Guaporé, o programa de aulas em tempo integral que foram iniciadas em Rondônia.
O deputado Jaques sustenta que o ensino do jogo de xadrez nas escolas estaduais tem objetivos fundamentais como uma disciplina múltipla além de estimular a participação na olimpíada bienal da modalidade através da Federação Internacional de Xadrez (Fide) que congrega mais de 160 países e conta com a participação de mais de 140. “O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico, onde no jogo o indivíduo se relaciona em diversas disciplinas, entre as quais a matemática, artes, história, geografia. E acrescenta, ainda, o grau de memorização que o praticante obtém”, argumenta Jaques.
O deputado acrescentou que vai ser formada uma equipe que conta com o médico Ricardo Dias Illivi Ibãnes e o professor Elder Pedri Valença, ambos apaixonados pela modalidade, para fomentar o projeto de construção de um moderno centro de difusão do xadrez em Ouro Preto do Oeste, que irá expandir a prática e promover competições em um nível mais avançado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!