Chefão da Fórmula 1 é indiciado por caso de suborno

A acusação ocorreu por conta da negociação da venda de direitos comerciais da categoria em 2006

Chefão da Fórmula 1 é indiciado por caso de suborno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foto: Divulgação
Principal executivo da Formula One Management (FOM) e um dos homens mais poderosos do automobilismo mundial, o inglês Bernie Ecclestone foi indiciado por promotores alemães, nesta quarta-feira, por suborno. A acusação ocorreu por conta da negociação da venda de direitos comerciais da categoria a empresa CVC Capital Partners, em 2006, e dá sequência aos depoimentos feitos pelo banqueiro Gerhard Gribkowsky.

Em junho do último ano, Gribkowsky foi condenado a oito anos e meio de prisão por corrupção depois de admitir ser subornado por Ecclestone. Segundo o banqueiro alemão, o dirigente desembolsou 45 milhões de euros (aproximadamente R$ 132,8 milhões) para conseguir algumas garantias na negociação dos direitos comerciais.

A polêmica acontece devido à transação ocorrida em 2006, quando a CVC Capital Partners assumiu comando acionário majoritário da Fórmula 1. Ecclestone teria desembolsado o suborno com intuito de garantir que o banco BayernLB vendesse suas ações a CVC. Além disso, o dirigente também tinha interesse de que o valor divulgado da transferência fosse menor do que o real.

Entretanto, Ecclestone alega que pagou o valor depois de ter sido chantageado por Gribkowsky, que teria ameaçado entregar dados falsos ao fisco britânico e incriminar o executivo do automobilismo. Aos 82 anos, o dirigente pode perder seu cargo na FOM e cumprir pena de dez anos se for sentenciado culpado no caso.

“Meus advogados aceitaram a acusação. Isso significa que eles precisam responder o indiciamento e estão trabalhando incansavelmente para fazer isso”, disse Bernie Ecclestone. “Não fiz nada de ilegal”, encerrou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS