FETRON aponta denúncias contra a gestão da CBTKD

Federação rondoniense protocolou denuncia no Comitê Olímpico Brasileiro na última sexta-feira.

FETRON aponta denúncias contra a gestão da CBTKD

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Taekondo (CBTKD) está sendo alvo de denúncias de irregularidades em sua nova gestão. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou na última quinta-feira a criação de uma comissão independente para apuração do caso. A denúncia foi feita pela FETRON (Federação de Taekwondo de Rondônia), que havia sido desfiliada pela entidade nacional juntamente com outras sete entidades estaduais.

Interventor da entidade desde 2010, Carlos Fernandes (foto) foi eleito presidente da CBTKD ainda neste ano. O dirigente é acusado de desfiliar oito federações sem o aval do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), aprovar licitações de empresas sem condições técnicas e desviar dinheiro público, entre outras irregularidades.

Ao alterar o estatuto da CBTKD em assembleia, Fernandes permitiu que somente brasileiros natos pudessem se candidatar à eleição, barrando a pretensão do presidente da Federação Paulista de Taekwondo, o coreano Yeo Jun Kim.

A briga foi parar na Policia Federal, que entregou as denúncias para a Justiça do Rio de Janeiro. A possibilidade de uma nova intervenção não preocupa Carlos Fernandes. Sobre as desfiliações, o dirigente alega que o STJD só pode agir em eventos esportivos. Diferentemente do que diz o artigo 48 da Lei Pelé, que dá à Justiça Desportiva a decisão final. Sobre a mudança do estatuto, Fernandes alega que ela foi feita de acordo com o COB.

As denúncias à CBTDK geraram uma investigação na Polícia Federal nas fraudes de verba pública além de oito ações na Justiça. Em uma delas, na 48ª Vara Cível, o juiz Mauro Nicolau cobrou R$ 65 mil para fazer uma perícia.

Autora da denúncia, a Federação de Rondônia, uma das afastadas, não teve condições de pagar, e o processo foi arquivado. “Esta Federação diante de inúmeras irregularidas ocorridas na gestão do taekwondo nacional, protocolou denuncia no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no último dia 21 de junho (sexta-feira), em conjunto com as federações de São Paulo e Minas Gerais, nosso objetivo é o afastamento imediato do atual presidente da Confederação Brasileira de nossa modalidade”, ressaltou o presidente da FETRON, Robson Oliveira.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS