Na ocasião, o professor Expedito Santana Júnior, membro da comissão dirigente da delegação rondoniense, expôs as orientações gerais quantos aos procedimentos na viagem e durante o evento.
A participação de Rondônia é organizada pela Coordenação de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar (CEFDCE), departamento da Gerência de Educação (GE) da Seduc. O nível de organização do trabalho desenvolvido pela Seduc para garantir a participação de Rondônia nas Olimpíadas Escolares Brasileiras foi objeto de reconhecimento pelos pais dos estudantes presentes à reunião.
Diego Muzuco e Gabriel Carvalho, alunos do Colégio Dom Bosco, integram a seleção de basquetebol. Eles já participaram de diversas competições regional e nacional. Mas, segundo Patrícia Muzuco, mãe de Diego, a organização da participação de Rondônia nesta Olimpíada de Cuiabá surpreende pelo nível de organização. “Este ano teve até boletim informativo; o governo está de parabéns!”, declarou Patrícia.
Selma Carvalho, mãe de Gabriel, reitera os elogios aos organizadores e destaca pontos positivos que, segundo ela, também constituem uma inovação. “Estão entregando os uniformes com antecedência e os atletas vão viajar todos juntos”.
O professor de educação física Ítalo Reis, da Seduc, chefia a delegação, cuja comissão dirigente é integrada pelos professores de educação física Ângela Faust, de Vilhena; Mário César Andrade, de Caoal; e Expedito Santana Júnior, todos do quadro da Seduc. Integram também a comissão dois fisioterapeutas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fabrício Teixeira e Mário Marrafão, e um assessor de imprensa também da Seduc.
A Olimpíada Escolar é o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
O evento em Cuiabá será realizado de 24 de novembro á 9 de dezembro e conta com 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.
A crescente participação de jovens atletas que passaram pelas Olimpíadas Escolares em competições de alto rendimento mostra que o evento tornou-se referência de esporte estudantil no país. A competição é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo.