Para-atletas de Rondônia conquistaram 30 medalhas nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2012, realizada em São Paulo no período de 15 a 20 deste mês, sendo 10 medalhas de ouro, nove de prata e 11 de bronze.
Por causa dos resultados, muitos alunos de Rondônia conquistaram o direito de receber o bolsa-atleta no valor de R$ 370 reais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).Esse trabalho é realizado pela ONG Rondônia Clube Paraolímpico que é coordenado pelo professor de educação física, Silvio Roberto do Carmo e pela fisioterapeuta Edislaine da Silva.
Durante a competição, que contou com a participação de mil e duzentos para-atletas de 24 estados e do Distrito Federal, muitos alunos de Rondônia superaram os próprios limites, outros quebraram recordes desbancando concorrentes da Seleção Brasileira de Paralimpíadas, como é o caso do atleta Matheus Evangelista que conquistou três medalhas de ouro nos 100 metros rasos, salto a distância e arremesso de peso. Wagner Tenório também desbancou concorrentes fortes ao conquistar ouro nos 100 metros rasos, prata no arremesso de peso e ouro no salto a distância. A somatória do esforço de cada atleta resultou em 30 medalhas para o Estado de Rondônia.
Das 10 modalidades reconhecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional, Rondônia competiu em seis modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, judô, natação, tênis de mesa, tênis.
Participam do evento atletas com idade entre 12 e 19 anos que estudam no ensino fundamental, médio ou especial. As Paralímpiadas Escolares Brasileiras é uma das principais bases de referência de atletas para compor a equipe nacional que irá representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
O professor Silvio do Carmo disse que Rondônia participa das Paralimpíadas Escolares Brasileiras há quatro anos e essa é a primeira vez que o governo do Estado apoia financeiramente os para-atletas de Rondônia. “Esse ano o governo do Estado, através da secretaria de Educação (Seduc), nos apoiou com as passagens aéreas de ida e volta, esse é o início de uma grande parceria, pois nossos atletas dão resultados, a prova esta ai, na quantidade de medalhas” afirmou Silvio do Carmo.
Rondônia Clube Paraolímpico
O Rondônia Clube Paraolímpico é uma ONG que existe em Rondônia há nove anos, o presidente é o professor de educação física, Silvio Roberto do Carmo que conta com uma equipe de professores e fisioterapeutas que desenvolvem vários projetos com alunos portadores de necessidades especiais, entre o Projeto Clube Escolar Paralímpico que atende 86 alunos e mais familiares que passam a se agregados do projeto ultrapassando 140 pessoas. Segundo a fisioterapeuta Edislaine da Silva esse projeto conta com recurso no valor de R$ 60 mil do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para custear despesas do projeto e contratação de profissionais. Todo ano o Rondônia Clube Paraolímpico participa do edital do CPB concorrendo com projetos a nível de Brasil e Rondônia através do RCP é contemplado pelo terceiro ano consecutivo, “mas todo ano é uma luta para melhorarmos cada vez mais nosso projeto e garantir esse recurso que beneficia tantas pessoas portadoras de necessidades especiais em Rondônia”, disse a fisioterapeuta Edislaine da
Silva.
A ONG desenvolve um trabalho pensando no bem estar do portador de deficiência física, inclusão social e independência do portador que, não deve ser tratado com indiferença e nem com piedade, “pois a pessoa com deficiência é capaz de qualquer coisa, basta ela querer e trabalhar para isso”, disse o professor Silvio do Carmo que ressaltou o projeto desenvolvido pelo Rondônia Clube Paraolímpico “Medalha para a Vida”.
Relação de atletas que conquistaram medalhas:
Matheus Evangelista(categoria B, classe T-37)– Três medalhas de ouro:
- Ouro nos 100 metros rasos
- Ouro arremesso de peso
- Ouro no salto a distância.
Wagner Tenório (categoria 13, classe T-36) – Três medalhas, duas de ouro e uma de prata:
- Ouro nos 100 metros rasos
- Prata no arremessode peso
- Ouro no salto a distância.
Anauali Vitória . (Classe S-10) – Duas medalhas, ouro e prata:
- Ouro no arremesso de peso
- Bronze na natação nos 100 metros livres.
Fernando Matos .(Categoria B, classe F-35) – Três medalhas, ouro e prata:
- Ouro nos 100 metros rasos
- Prata no arremesso
- Prata no lançamento de dardo
Gabriel Castelo Branco. (categoria A, classe F-38) – duas medalhas, ouro e prata:
- Ouro nos 100 metros rasos
-Prata no salto a distância.
Lucas Rafael (categoria A, classe F-38). Ouro
Prata nos 100 metros rasos
Guilherme Sussuarana
- Bronze no arremesso de peso
Edilene Aparecida (categoria A, classe E-36) – duas medalhas bronze e prata:
- Bronze nos 100 metros rasos
- Prata no lançamento de pelota;
Ludimila Nátila (Categoria A, classe F-37) - prata
- Prata lançamento de dardo.
Alex Douglas Mota
- Bronze no arremesso de peso
Luis Carlos (categoria B, classe F-37)
Bronze no arremesso de peso
Renato Barbosa (Classe S-6).
Bronze na natação, 100 metros livre.
Kesley Jossué Pereira Teodoro (Categoria B, classe F-13).
- Prata no salto a distância
- Prata no arremesso de dardo.
Relação de atletas contemplados com o bolsa estudantil – 2012
- Alex Douglas Moraes
- Bianca Souza dos Santos
- Edilene Aparecida Schowenck
- Fernando Matos e Silva
- Luis Henrique Azevedo Rocha de Andrade
- Lucas Rafael José Tertuliano da Silva
- Ludmila Natielly Meireles da Silva
- Luiz Carlos oliveira Félix
- KesleyJossué Teodoro
- Wagner Tenório dos Santos
- Matheus Evangelista Cardoso
- Guilherme Sussuarana
- Anaualy Vitória